Vereador Raí Ascêncio denomina "Olívio Mussato" a Estrada Municipal NVH-150

Publicado em: 23 de junho de 2023

O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão ordinária de 19 de junho, o Projeto de Lei nº 91, do Vereador Raí Ascêncio (Republicanos), que denomina "Olívio Mussato" a Estrada Municipal NVH-150.

O edil explicou que seu homenageado era natural de Novo Horizonte, filho de Fioravante Guerino Mussato e Emília Assolini Mussato, agricultor, nunca se casou e não teve filhos, nutria um amor muito grande por seus sobrinhos que carinhosamente o chamavam de Tio Titi.

Raí transcreveu uma homenagem dos sobrinhos Pr. Sérgio Mussato e Juliana Mussato:

"Fazem parte das nossas boas lembranças a história do tio Titi, o Olívio Mussato. Ele já partiu há muito tempo, mas lembramos muito bem dele e da sua bicicleta phillips preta, que era o seu meio de locomoção, pois desde a sua juventude foi acometido de muitas enfermidades e entre elas estava uma desde sua infância, os esporões nos seus pés. Foi nessa enfermidade que a bicicleta mais o auxiliava como seu meio de transporte.

Detalhe, embora sofria dessa e outras enfermidades, ele era sempre muito positivo em seus pensamentos, bastante inteligente e muito ágil na área administrativa, porém seu trabalho era braçal até quando conseguiu. Na colheita de café era de joelhos que trabalhava.

Era ele que cuidava da administração da família. Por sua incrível inteligência também foi convidado para trabalhar no extinto Banco Mercantil da cidade, mas recusou, pois, na época sua saúde estava debilitada.

As lembranças afloram nas suas idas e vindas à cidade de Novo Horizonte sempre pela Estrada Municipal do Bairro Gonçalves (NVH-150).

Ainda jovem precisou usar muletas e depois se tornou cadeirante. De fato, nós sobrinhos éramos muito próximos, mas acreditamos que muitos dos que viveram por aqueles tempos, vez ou outra via ele passar e também o guarda na lembrança.

No caminho de nossas vidas o tio Titi de bicicleta philips preta passou e deixou saudades!

Boas lembranças da vida de um passado de lutas e de idas e vindas no Bairro Gonçalves. Sua família eram os pais, irmãos, cunhada e sobrinhos. Essa é uma singela homenagem a vida do Olívio Mussato que faleceu no em 06 de fevereiro de 1994."

*Foto: enviada pelo Vereador.