Vereador Carlos Henrique BGO sugere ao Prefeito Fabiano Belentani elaboração de Lei que institui acompanhamento social, psicológico e terapêutico em escolas públicas municipais

Publicado em: 10 de julho de 2023

O Vereador Carlos Henrique BGO (Republicanos) apresentou, na sessão ordinária de 3 de julho, o Requerimento nº 436, ao Prefeito Fabiano Belentani, para indagar sobre a possibilidade de elaborar Projeto de Lei, conforme Anteprojeto que encaminhou como sugestão, que institui o Acompanhamento Social, Psicológico e Terapêutico, voltado às crianças e adolescentes das escolas públicas municipais.

De acordo com a proposta, as ações alusivas ao acompanhamento social, psicológico e terapêutico em prol das crianças e adolescentes das escolas públicas municipais têm como objetivo:

- Detectar todo e qualquer tipo de situação de abuso que acomete os estudantes e que, por razões diversas, não são denunciadas;

- Acompanhamento por psicólogos, assistentes sociais e psicoterapeutas especializados;

- Combate e prevenção de problemas de ordem psicológica, adquiridos por situações de vulnerabilidade às quais as crianças estão submetidas em seus lares;

- Promover debates e palestras sobre a erradicação da violência nas escolas e incentivar a aceitação das diferenças, estimulando a tolerância;

- Orientar e aconselhar jovens, incentivando-os a se absterem de vícios ou atos ilegais.

O edil destacou que não são incomuns nem pouco assustadores os relatos de professores e outros profissionais da Educação sobre situações que acometem os estudantes e que, por razões diversas, não são denunciadas. "É fato incontestável que as situações que acometem essas crianças e jovens têm impacto direto no processo ensino aprendizagem e impedem o desenvolvimento intelectual satisfatório dos estudantes", observou.

Carlos Henrique salientou que o Projeto tem como finalidade primordial ajudar as crianças e jovens a se comunicarem e combater os fatores sociais que os prejudicam, dando-lhes o apoio necessário de alguém especializado e preparado para escutá-los e dirimir seus dilemas.

*Foto: canva.