Vereador Raí Ascêncio solicita ao Prefeito Fabiano Belentani implantação de "Farmácia Solidária Veterinária" para pessoas de baixa renda

Publicado em: 11 de julho de 2023

O Vereador Raí Ascêncio (Republicanos) apresentou, na sessão ordinária de 3 de julho, o Requerimento nº 471, ao Prefeito Fabiano Belentani, solicitando se há possibilidade de o Executivo Municipal implantar uma "Farmácia Solidária Veterinária", com o objetivo de ajudar pessoas de baixa renda que possuam animais. Em caso positivo, indaga quando está prevista sua implantação; e, em caso negativo, qual o motivo que impede a referida implantação.

O edil ressaltou que os animais, assim como os seres humanos, também adoecem. "Atualmente, existe uma variedade de medicamentos utilizados para prevenir e curar doenças, bem como para manter os animais saudáveis. Porém, muitas vezes, as famílias deixam de tratar seus animais domésticos em razão do alto custo dos produtos, não podendo arcar com as despesas sem o prejuízo de seu próprio sustento e de sua família", observou.

Raí salientou a importância de tratar a saúde humana, animal e ambiental de maneira integrada. "Segundo a Organização Mundial da Saúde Animal cerca de 60% das doenças humanas têm em seu ciclo a participação de animais; são, portanto, zoonóticas, assim como 70% das doenças emergentes e reemergentes", ressaltou.

O Vereador destacou ainda os benefícios ambientais que o Programa irá possibilitar, favorecendo o descarte correto e o reaproveitamento de medicamentos adequadamente.

*Foto: Canva.