Vereador Tiago Rocca apresenta Projeto que proíbe a produção de mudas e o plantio da Spathodea Campanulata e incentiva a substituição das plantas existentes no Município

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo CMNH

Publicado em: 18 de julho de 2023

O Plenário do Legislativo aprovou, em 1ª votação, na sessão ordinária de 17 de julho, o Projeto de Lei nº 103, do Vereador Tiago Rocca (União), que proíbe a produção de mudas e o plantio da Spathodea Campanulata, também conhecida como Espatódea, Bisnagueira, Tulipeira-do-Gabão, Xixi-de-Macaco ou Chama-da-Floresta e incentiva a substituição das existentes na cidade.

De acordo com a proposta, o descumprimento da Lei sujeitará o infrator ao pagamento de multa de 1.000 Ufesp por planta ou muda produzida, a ser aplicada em dobro no caso de reincidência; e as árvores já plantadas deverão ser cortadas e as mudas produzidas ou em produção descartadas.

O Vereador destacou que as flores da espécie possuem alcaloides tóxicos que são letais para as abelhas e beija-flores que buscam seu néctar, para a produção de mel e como alimento, causando, assim, grandes malefícios à nossa fauna, eis que se trata de espécie invasora. "A morte de abelhas nativas pode trazer problemas para o ambiente natural por comprometer a polinização de outras espécies nativas", afirmou.

O edil ressaltou que a proibição do plantio desta árvore e a substituição das existentes por espécies nativas que não causem mal às abelhas e beija-flores, principalmente, virá contribuir para que não exista desequilíbrio na natureza, com preservação destas e de outras espécies.

*Foto: Canva.



Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!