Vereador Ligero Mecânico solicita ao Provedor da Santa Casa criação de um Banco de Sangue no Município

Publicado em: 25 de agosto de 2023

O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão ordinária de 21 de agosto, o Requerimento nº 602/23, do Vereador Ligero Mecânico (MDB), ao Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Novo Horizonte, Claudemir Simão Falcão, solicitando, novamente, se há possibilidade de criar um Banco de Sangue no Município e, em caso negativo, justificar a resposta.

O edil explicou que foi procurado por moradores que solicitaram a instalação de um Banco de Sangue – Hemocentro no Município, viabilizando as doações, sem que haja a necessidade dos cidadãos se deslocarem até outras cidades para a coleta, tal como Catanduva.

"Pelo fato de os hemocentros serem distantes daqui, impossibilita muitos trabalhadores de fazerem a doação de sangue. A viagem demanda tempo, ao passo que, se houvesse um banco de sangue nesta cidade, cresceria o número de doadores", observou.

Ligero salientou que portadores de certas enfermidades como anemia falciforme, dependendo da gravidade, necessitam com urgência de transfusão de sangue, porém o tempo gasto com o deslocamento até outros Municípios pode agravar o estado de saúde dos pacientes.

"Além de atender a população de Novo Horizonte, a instalação de um hemocentro poderá também atender os moradores dos Municípios vizinhos, aumentando ainda mais o estoque de sangue. Tal medida facilitará a doação de sangue nesta cidade, podendo salvar muito mais vidas", destacou.

O Vereador ressaltou que fez tal solicitação, por meio do Requerimento nº 412, de 9 de agosto de 2022, porém até a presente data não obteve resposta. "Em razão da importância de um Banco de Sangue para Novo Horizonte e região, solicito, novamente, a sua implantação", finalizou.

*Imagem: Canva – apenas ilustração.