Projeto de Lei do Vereador Kall Rigamonti institui o Dia do Atirador Desportivo no Município a ser comemorado em 3 de agosto
Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo CMNH
Publicado em: 06 de setembro de 2023
O Plenário do Legislativo aprovou, em 2ª votação, na sessão ordinária de 4 de setembro, o Projeto de Lei nº 111/23, do Vereador Kall Rigamonti (Republicanos), que institui o Dia do Atirador Desportivo no Município de Novo Horizonte, a ser comemorado, anualmente, no dia 3 de agosto. O Projeto segue para análise do Executivo Municipal.
Kall explicou que o Tiro Desportivo é um esporte de alto rendimento, que necessita de equilíbrio corporal, equilíbrio emocional, concentração, preparação física, além da defesa pessoal, extraindo sempre o melhor do atirador.
O edil ressaltou que os praticantes de tiro desportivo cresceram gradativamente no país. "Segundo pesquisas realizadas com base em dados do Exército, o número de novos registros de caçadores, atiradores esportivos e colecionadores de armas - CACs cresceu 879%, no período de 2016 a 2020", observou.
O Vereador salientou que a data de 3 de agosto é bastante apropriada para a homenagem, pois foi nesse dia em que o Brasil conquistou sua primeira medalha de Ouro Olímpica.
"Esse esporte tem um valor especial para nós brasileiros, pois no dia 2 de agosto de 1920, Sebastião Wolf, Dario Barbosa, Fernando Soledade, Guilherme Paraense e Afrânio Costa garantiram a Medalha de Bronze, na prova por equipes, a primeira medalha conquistada por nossa nação em Jogos Olímpicos, em Antuérpia, na Bélgica. No mesmo dia, Afrânio também conquistou a Medalha de Prata na prova individual dos 50m de pistola livre. No dia seguinte, 3 de agosto, Guilherme Paraense conquistou a inédita Medalha de Ouro na modalidade de Tiro Rápido", pontuou.
Com relação a Novo Horizonte, Kall destacou que o Município conta com o Clube de Tiro e Caça certificado pelo Exército Brasileiro, pela Polícia Civil, e federado junto à Federação Paulista de Tiro Esportivo, e possui, atualmente, 1.333 associados em Novo Horizonte e grande região.
O edil finalizou: "O uso desportivo das armas é capaz de quebrar qualquer estereótipo, conectando as pessoas aos lugares jamais imaginados."
*Foto: enviada pelo Vereador - CTCNH.
Cadastre-se e receba notícias em seu email