Vereador Jair Gordo concede Título de "Cidadão Benemérito de Novo Horizonte" ao artista plástico Washington Maguetas

Publicado em: 31 de outubro de 2023

O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão ordinária de 16 de outubro, o Projeto de Decreto Legislativo nº 12/23, do Vereador Jair Gordo (União), que concede o Título de "Cidadão Benemérito de Novo Horizonte" ao artista plástico Washington Maguetas, pelos relevantes serviços prestados ao Município.

O edil contou parte da história de vida de seu homenageado, natural de Taquaritinga/SP. "É um artista que desde cedo desempenhou papel definido no ofício das Belas Artes, tendo seu trabalho baseado no aprendizado pela observação e prática", observou.

Gordo destacou que a arte de Maguetas é intimamente ligada à história do impressionismo no Brasil e no mundo. "O impressionismo surgiu espontaneamente porque veio da necessidade de reproduzir os momentos rapidamente, conservando a luz natural em cada cena. As cores, tons e luzes são brasileiras, assim como a maior parte das paisagens, classificando seu trabalho como um 'Impressionismo Tropical'", pontuou.

O Vereador salientou que Maguetas possui mais de 50 anos de vivência artística, que lhe conferem a condição de Mestre. "Professor de desenho e pintura desde 1960, sua principal atividade sempre foi a pintura, também tendo criado músicas (letras e melodias), esculturas e poesias", salientou.

No ano de 1962, segundo o edil, seu homenageado iniciou o projeto para a construção do cartão postal de Novo Horizonte, a Fonte Luminosa, colocando em prática o desejo do saudoso do Dr. Euclydes Castilho, que, após uma visita à Europa, onde existem fontes encantadoras, decidiu que Novo Horizonte teria uma. "Maguetas veio a Novo Horizonte para esculpir a Fonte após seu amigo e decorador, Armando Manako, o convidar. Já no ano de 1964 criou as esculturas para a Igreja Matriz de nossa cidade", ressaltou.

Gordo destacou que a homenagem pretendida objetiva reconhecer os relevantes trabalhos do artista plástico Washington Maguetas, profissional comprometido e talentoso, que, com sua mestria deu vida ao cartão postal do Município, que até hoje encanta a todos que nos visitam.

*Foto: Diretoria de Comunicação – Prefeitura Municipal.