SAMU inicia atividades no Município com ambulância UTI adquirida por Emenda Impositiva dos Vereadores Carlos Henrique BGO, Kall Rigamonti, Ivone Ruiz, Casadinho, Raí Ascêncio e Rodrigo do Prado

Publicado em: 01 de novembro de 2023

A base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) entrou em funcionamento no Município, no último domingo (29), e a ambulância UTI utilizada pela equipe foi viabilizada por meio de Emenda Impositiva ao orçamento do Município de 2022.

A Emenda Impositiva nº 4/21 teve como objetivo destinar R$ 300 mil para aquisição de uma ambulância UTI para o SAMU, de autoria dos Vereadores Carlos Henrique BGO (Republicanos), Kall Rigamonti (Republicanos), Ivone Ruiz (PSDB), Casadinho (PT), Raí Ascêncio (Republicanos) e Rodrigo do Prado (Republicanos). Emenda Impositiva é o instrumento que permite aos Vereadores indicarem recursos para finalidades específicas no Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA).

"Ressaltamos a grande importância desse veículo, que atenderá emergências e urgências, reduzindo o número de óbitos, o tempo internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro imediato", destacaram os Vereadores na Emenda.

Desde agosto, a Prefeitura já havia recebido a ambulância UTI e aguardava a adequação dos serviços, que foi feita em parceria com o Consórcio Intermunicipal da Região de Catanduva (Consirc), como contratação e treinamento da equipe, para que a base descentralizada entrasse em funcionamento.

O SAMU é um serviço brasileiro de atendimento médico pré-hospitalar, acionado em casos de emergência pelo número 192.

*Foto: Vereador Kall Rigamonti.