Vereador Casadinho solicita ao Governador Tarcísio de Freitas que reconsidere a intenção de privatização da Sabesp

Publicado em: 14 de novembro de 2023

O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão ordinária de 6 de novembro, o Requerimento nº 821/23, do Vereador Casadinho (PT), ao Governador Tarcísio de Freitas, solicitando que reconsidere a intenção de privatização da Sabesp, que resulte em perda do controle acionário ou do comando do Governo Estadual, além da demissão ou remanejamento de vários colaboradores.

O edil explicou que a Sabesp é a empresa com capital público que instrumentaliza o saneamento básico, que garante o abastecimento de água para a 28,4 milhões pessoas, nos 375 municípios que atende, e a coleta de esgoto de 25,2 milhões de pessoas.

O Vereador salientou que a empresa é financeiramente saudável, com credibilidade e confiança dos seus serviços e tem comprovada responsabilidade socioambiental e econômico-financeira.

"A Sabesp privatizada estará sob o comando de investidores e conglomerados financeiros, totalmente interessados em maximizar lucros e transferências de dividendos aos seus acionistas, colocando em segundo plano a missão de melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente", destacou.

Segundo Casadinho, em vários países liberais da Europa as companhias de abastecimento de água estão sofrendo reestatização, porque estão onerando a população com contas altíssimas. "Considerando que a Sabesp já tem parte de seus lucros privatizados, não há nenhuma necessidade de entregar ou vender tudo", afirmou.