Vereador Jair Gordo denomina "Dr. José Mário Marcondes Pereira" o Centro de Especialidades Médicas anexo ao Centro de Saúde "Dr. João Dorival Cardoso"

Publicado em: 03 de abril de 2024

O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão de 1º de abril, o Projeto de Lei nº 67/24, do Vereador Jair Gordo (União), que denomina "Dr. José Mário Marcondes Pereira" o Centro de Especialidades Médicas anexo ao Centro de Saúde "Dr. João Dorival Cardoso". Segundo o edil, a indicação da denominação foi feita pela Secretária Municipal de Saúde Amarilis Biasi e por servidores da Saúde.

No Projeto, Gordo contou parte da história de vida de seu homenageado: natural de Novo Horizonte; filho de Mário Marcondes Pereira e Celina Fonterrada Pereira; esposo de Stella Malieno Marcondes Pereira, com quem teve cinco filhos, netos e bisnetos.

Formado em medicina com especialidade médica de Ginecologia e Obstetrícia, de acordo com o Vereador, Dr. José Mário trouxe para o Hospital São José (Santa Casa) o primeiro Banco de Sangue e durante muitos anos foi médico chefe do Posto de Puericultura do Município; atuou em consultório particular; e, mesmo depois de aposentado, continuou a atender na UBS "Raul Alves Vila Real" até agosto de 2019, quando concluiu o atendimento prestado à Rede Municipal de Saúde.

"Por incríveis 68 anos, Dr. José Mário dedicou sua vida ao serviço da saúde em nossa comunidade. Desde os primeiros dias de sua carreira até seus últimos momentos, ele permaneceu fiel à sua missão de cuidar das pessoas, independentemente dos desafios que enfrentasse. Seu compromisso em melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos deixou uma marca indelével em nossos corações e em nossa história", observou.

Além de dedicar sua vida à medicina, segundo o edil, o homenageado foi sócio fundador do Rotary Club de Novo Horizonte; por 17 anos Presidente do Recreativo Tênis Clube; e recebeu da Câmara a honraria "Medalha 28 de Outubro".

"Dr. José Mário faleceu com 95 anos, em 2022, deixando um legado que transcende o tempo e continua a inspirar aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Mediante o exposto, a homenagem é mais do que justa para aquele que dedicou sua vida a cuidar da população novo-horizontina", finalizou.