Conheça a tramitação de um Projeto: Sétima Etapa – aprovação, sanção ou veto
Publicado por: Jornalismo/CMNH
Publicado em: 03 de outubro de 2024
A Escola do Legislativo "Vereador Prof. Gilberto Aparecido Rondon" tem como um de seus objetivos a capacitação da comunidade, neste sentido, fará publicações com o intuito de levar informação à população sobre os Poderes do Estado, especialmente o papel do Poder Legislativo; as funções e as atribuições dos Vereadores; informações sobre proposituras, sessões plenárias, audiências públicas; comissões; entre outros.
Tema de hoje: Conheça a tramitação de um Projeto - Sétima Etapa aprovação, sanção ou veto
Quando o Projeto é aprovado na sessão, o Presidente expede o autógrafo (documento com o Projeto aprovado) e encaminha para análise do Prefeito, que pode sancionar ou vetar.
Se o Prefeito sancionar, é o momento em que um Projeto Lei, por exemplo, aprovado pelos Vereadores, se torna uma Lei Municipal.
Se o Prefeito vetar, ele encaminhará o Veto com justificativa explicando porque optou pela reprovação do Projeto. Nesse caso, o Veto é incluído na pauta de uma sessão e precisa ser analisado pelos Vereadores, que podem concordar ou não com o Veto. A decisão final é do Legislativo.
Se os Vereadores concordarem, ou seja, votarem a favor do pedido de Veto, o Projeto é arquivado. Se os Vereadores derrubarem o Veto, ou seja, votarem contra, o Projeto de Lei é promulgado e sancionado pelo Presidente da Câmara e se torna uma Lei Municipal.
Cadastre-se e receba notícias em seu email