Novo-horizontinos elegeram os 13 Vereadores que irão compor a Câmara Municipal na Legislatura 2025/2028

Publicado por: Jornalismo/CMNH

Publicado em: 09 de outubro de 2024

Os munícipes de Novo Horizonte foram às urnas, no último domingo (6), e elegeram os 13 Vereadores que irão integrar a Câmara Municipal na Legislatura 2025/2028, são eles:

• Carlos Henrique BGO (Republicanos): 1.607 votos;
  • Policial Miron (PL): 1.448 votos;
  • Zé Ronaldo (PL): 837 votos;
  • Nelsinho Luiz (PP): 761 votos;
  • Sônia Canato (Republicanos): 745 votos;
  • Jair Gordo (União): 615 votos;
  • Carlinhos do Cota (PP): 597 votos;
  • Leandro Nacimbeni - Léo Fiscal (PL): 548 votos;
  • Vasquinho (MDB): 516 votos;
  • Kall Rigamonti (Republicanos): 462 votos;
  • Zé Ricardo da Saúde (Republicanos): 452 votos;
  • Amilcar Raphe (Republicanos): 442 votos;
  • Alan Cosme (PL): 384 votos.

De acordo com informações da Justiça Eleitoral, o Município possui 28.550 eleitores aptos a votar, destes 21.315 (74,66%) compareceram às urnas e 7.235 (25,34%) se abstiveram.

Do total de votos apurados para Vereador (21.315), 19.705 foram votos a candidatos e partidos políticos concorrentes, sendo 19.676 votos válidos (nominais + legenda) e 29 votos anulados sub judice; além de 548 votos nulos e 1.062 votos em branco.

Diplomação

A Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. No caso de eleições municipais, as juntas eleitorais são responsáveis pela entrega dos diplomas, que ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.

Posse

A posse dos candidatos eleitos para o Poder Executivo e Poder Legislativo ocorrerá no da 1º de janeiro de 2025, às 10 horas, em sessão solene realizada pela Câmara Municipal, sob a presidência do Vereador mais votado entre os presentes.

De acordo com a Lei Orgânica do Município, imediatamente após a posse, os Vereadores irão se reunir sob a presidência do mais votado e elegerão os componentes da Mesa Diretora com mandato de dois anos. A Mesa Diretora da Câmara é formada pelo Presidente, Vice-presidente, 1º e 2º Secretários.