Vereadores Vasquinho e Carlos Henrique BGO participam da reunião "Vereadores pelo Tietê" na Câmara Municipal de Adolfo

Publicado em: 11 de agosto de 2025

Os Vereadores Vasquinho (MDB) e Carlos Henrique BGO (Republicanos) participaram, no dia 24 de julho, de uma reunião sobre a eutrofização do Rio Tietê, promovida pela Frente Parlamentar "Vereadores pelo Rio Tietê", realizada na Câmara Municipal de Adolfo/SP. A pauta tratou da ajuda emergencial do Governo, da situação do Rio Tietê e de seus afluentes.

Conforme relatório de viagem, antes do encontro os parlamentares aproveitaram o deslocamento para visitar a Unidade Básica de Saúde - UBS do Distrito de Vale Formoso. "A princípio iriam também na Escola Municipal 'Manoel Roque', porém o tempo foi exíguo e não foi possível visitar a Unidade Escolar", salientaram.

No documento, os Vereadores informaram que a visita técnica à UBS, teve o objetivo de acompanhar o funcionamento dos serviços prestados à população, verificar as condições estruturais da unidade e ouvir as demandas da equipe de saúde.

De acordo com o documento, a visita técnica à UBS teve como objetivo acompanhar o funcionamento dos serviços prestados à população, verificar as condições estruturais do prédio e ouvir as demandas da equipe de saúde. Durante a inspeção, os Vereadores destacaram o comprometimento da equipe com a qualidade do atendimento, ressaltando como pontos positivos a organização dos serviços, a dedicação dos profissionais e a boa estrutura física da unidade.

Após a visita, os edis seguiram para Adolfo, onde participaram da reunião cuja pauta principal foi a situação emergencial do Rio Tietê e de seus afluentes, afetados por um intenso processo de eutrofização, o fenômeno tem provocado coloração esverdeada da água, proliferação de algas, mau cheiro, mortandade de peixes e risco à qualidade da água utilizada para abastecimento público em diversas cidades da região.

Os Vereadores discutiram a necessidade de ações imediatas por parte dos governos estadual e federal, como apoio técnico e financeiro emergencial aos municípios afetados, ampliação da fiscalização ambiental, adoção de medidas para reduzir o uso indiscriminado de defensivos agrícolas e reforço na mobilização política entre Câmaras Municipais e órgãos ambientais.

Por fim, os edis salientaram que a participação na reunião foi relevante para o acompanhamento da agenda ambiental regional, o alinhamento de estratégias legislativas e a articulação política em defesa da qualidade dos recursos hídricos.



Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!