Projeto Câmara Visita: Vereadores visitam a Diretoria Municipal de Esportes e Lazer

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 02 de outubro de 2017

Os vereadores Cleber da Rosa Moreira (Cleber Gaúcho), Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Ivone Magri Ruiz, José Roberto de Oliveira Souza (Beto de Souza), Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz) e Sônia Maria Pasiani Canato, acompanhados de servidoras da Câmara, fizeram uma visita, na tarde da última quinta-feira (28), à Diretoria Municipal de Esportes e Lazer. A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", idealizado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

Os edis foram recebidos pelo Diretor da pasta Rodrigo do Prado e pelos funcionários Beto de Souza, também vereador, e Genilson Rocha Santos. Inicialmente, foi realizada uma reunião na qual eles passaram diversas informações sobre o funcionamento da Diretoria, atividades, eventos, orçamento, entre outros.

Rodrigo explicou que a Diretoria oferece treinamentos nas modalidades de vôlei, basquete, futsal, futebol, ginástica artística e vôlei adaptado. Através de parcerias, nas quais a pasta oferece suporte como transporte, inscrição para campeonatos, lanche, entre outros, também apoia o jiu-jitsu, atletismo, skate, kung-fu, natação adaptada, atletismo adaptado, karatê e futebol iniciação. De forma geral, segundo o diretor, aproximadamente 1000 atletas são atendidos.

A Diretoria possui 14 funcionários concursados, conforme Rodrigo, sendo dois serviços gerais e 12 professores de educação física, além de cinco estagiários. "Nosso orçamento este ano é de R$ 1,6 milhão, no entanto, R$ 1 milhão é apenas com gasto de pessoal. Sobra muito pouco para desenvolvermos nossas atividades, eventos e investir na parte estrutural de nossas quadras, campos e no Centro de Lazer do Trabalhador", afirmou.

Beto ressaltou que a Diretoria precisa de funcionários para trabalhar na área administrativa, pois, atualmente, professores desenvolvem atividades de gestão de recursos humanos, elaboração de projetos e coordenação das atividades. Ele também destacou diversas áreas ligadas ao esporte em Novo Horizonte, entre elas, o Centro de Lazer do Trabalhador – CLT, o campo da Bauman, a quadra do Jardim Canaã, o Centro de Ginástica Artística, o Quirinão, a Quadra Coberta e atividades da Praça do Jardim Bela Vista.

Rodrigo elencou os eventos que a Diretoria realiza e/ou participa com equipes próprias ou através das parcerias, entre eles, Copa São Paulo de Futebol Júnior, Copa TV Tem, Corrida São José, Torneio de São José, Campeonato Municipal de Futebol, Jogos Regionais, Jogos Abertos da Juventude, Jogos Regionais dos Idosos, Festival de Ginástica Artística, Jornadas de Ibirá, José Bonifácio e Itajobi, Campeonato Amador de Futebol, Campeonato Interescolar, Campeonato Municipal de Jiu-jitsu, Recopa de Futebol e Torneio de Ginástica Artística.

Durante a reunião, os vereadores discutiram vários assuntos com Rodrigo e os funcionários da Diretoria, como parcerias para melhoria do CLT, motivo da paralisação das obras do campo da Bauman, construção da quadra do Canaã, projetos que estão sendo desenvolvidos para buscar recursos com a Lei de Incentivo ao Esporte, entre outros.

Ao final da visita, os vereadores afirmaram que vão tentar buscar recursos junto a deputados estaduais e federais para investir na infraestrutura do esporte no Município, agradeceram a recepção e conheceram as dependências Ginásio de Esportes "João Batista Pereira", onde está localizada a Diretoria de Esportes e Lazer.

Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas que tiverem interesse poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.