Câmara aprova em primeira votação denominação de rua do Residencial Jardim das Paineiras como "Romeu Falco"

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal de Novo Horizonte

Publicado em: 03 de outubro de 2017

O Plenário do Legislativo aprovou por unanimidade, em primeira votação, na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (2), o Projeto de Lei nº 5.111/17, do vereador Amilcar Raphe, que denomina "Romeu Falco" a rua 1, constante do Residencial Jardim das Paineiras.

O vereador contou um pouco da história de vida de seu homenageado. Segundo Amilcar, Romeu é natural de Araraquara/SP, filho dos imigrantes italianos Francesco Falco e Roza Napolitano Falco. "Mudou-se com seus pais para Novo Horizonte, onde desenvolveram atividade no ramo da hotelaria, tendo sido proprietários do São Paulo Hotel", lembrou.

O homenageado, ainda jovem, fundou, juntamente com seu amigo Paulino Marino, a empresa Falco & Marino, no ramo de materiais para construção, marmoraria, fábrica de ladrilhos, comércio de eletrodomésticos, onde se vendia também pianos.

"Possuía uma chácara, onde instalou uma granja para a produção de ovos, hortas, pomares de laranja e frutas diversas nas imediações da cidade onde hoje são os Jardins Alvorada e América. Era também produtor rural em propriedade localizada no bairro Córrego Grande, onde produzia frangos de corte, laranja, e plantações variadas", salientou.

Conforme o vereador, Romeu era muito dinâmico, membro atuante da Maçonaria e Rotary Club. "Foi casado com Alzira Rodrigues Falco, novo-horizontina, e tiveram 3 filhos, todos hoje moradores nesta cidade. Faleceu precocemente em 15 de dezembro de 1966, aos 47 anos de idade", lamentou.

Amilcar finalizou: "Novo Horizonte perdeu, com sua morte, um filho valoroso e visionário, que ainda tinha muito a oferecer à comunidade. A presente propositura visa homenagear Romeu Falco, ilustre cidadão, que escreveu sua historia, fazendo parte do progresso de nossa cidade, deixando um legado de amor e felicidade aos seus familiares que o amam e o guardam na memória como uma pessoa exemplar e trabalhadora."

Projeto de Lei

De acordo com o Artigo 110 do Regimento Interno da Câmara, Projeto de Lei é a proposição que tem por fim regular toda matéria de competência da Câmara e sujeita à sanção do prefeito. A iniciativa das leis cabe a qualquer vereador, ao prefeito, à Mesa e aos cidadãos que a exercerão sob forma de moção articulada, subscrita, no mínimo, por 5% do eleitorado, versando sobre assunto de interesse específico do Município, da cidade ou de bairros.

 - Confira a íntegra do Projeto de Lei, clique aqui.

Presença na sessão

Vereadores presentes: Amilcar Raphe, Antônio Dejair da Silva (Jair Gordo), Celso Andrade Junior, Cleber da Rosa Moreira (Cleber Gaúcho), Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Ideval Rogério Cardoso (Ideval do Sinserp), Ivone Magri Ruiz, José Roberto de Oliveira Souza (Beto de Souza), Leandro Tadeu Lança, Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), Roberto Melchiori, Sônia Maria Pasiani Canato e Tiago da Silva Marins (Tiago Marins Cabeleireiro).

 



Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!