Projeto Câmara Visita: Vereadores visitam a Delegacia Seccional de Polícia de Novo Horizonte

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 06 de novembro de 2017

Os vereadores Cléber da Rosa Moreira (Cléber Gaúcho), Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz) e Sônia Maria Pasiani Canato, acompanhados de servidoras da Câmara, fizeram uma visita, na tarde da última quarta-feira (1º), à Delegacia Seccional de Polícia de Novo Horizonte. A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", idealizado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

No local, os edis foram recebidos pelo Delegado Seccional de Polícia Dr. Marcos Júlio Cornacchia e funcionários, que apresentaram dados sobre o funcionamento e estrutura da Delegacia, que abrange as Delegacias dos Municípios de Irapuã, Itajobi, Marapoama, Sales, Urupês e Novo Horizonte (Central de Polícia Judiciária – Delegacia do Município, Delegacia de Investigações Gerais – DIG e Delegacia de Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes – DISE), além dos órgãos de Assistência Policial, Administração e Equipe Corregedora de Novo Horizonte.

Segundo Dr. Marcos, a Delegacia Seccional possui 80 funcionários para atender todas unidades policiais dos seis Municípios e ressaltou que possui viaturas suficientes para a execução dos trabalhos. O Delegado enfatizou que naquele dia, o Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin iria nomear 1.240 novos policiais civis, de um concurso público realizado em 2013, e anunciar a abertura de concursos públicos para outros 2.750 policiais, com vagas para diversas carreiras dentro da Polícia Civil, conforme notícia publicada no site do governo do Estado de São Paulo (Para acessar a notícia, clique aqui).

Indagado sobre a Cadeia Pública, Dr. Marcos explicou que o local será reinaugurado em breve. "O prédio terá capacidade para 30 presos do sexo masculino e vai abrigar a Cadeia Pública, o Núcleo Especial Criminal (Necrim) e o Plantão Policial. Também vale lembrar que a Delegacia de Pública de Urupês, que foi totalmente reformada, será reinaugurada no mês de dezembro", ressaltou.

Questionado sobre a possibilidade de Novo Horizonte ter uma Guarda Municipal e implantação de câmeras para monitoramento das vias, o Delegado afirmou que ambas as medidas iriam colaborar para reforçar a segurança do Município, no entanto, ressaltou que implicam em diversas questões como estrutura física e pessoal, demandando grande investimento por parte do Município.

No final da reunião, Nelsinho, em nome da Câmara, agradeceu a recepção e todas as informações passadas por Dr. Marcos e colocou o Legislativo Municipal à disposição da entidade. O Delegado Seccional agradeceu a visita e se colocou à disposição da Câmara.

Projeto "Câmara Visita"

Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com as instituições e a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.