Vereadores recebem representantes do Santander que se desculparam por ofensas promovidas por exposição no Santander Cultural em Porto Alegre

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 08 de novembro de 2017

A Câmara Municipal de Novo Horizonte recebeu, na tarde da última terça-feira (7), a Gerente Regional do Banco Santander, Luciana Akemi Mitiyue, e a Gerente Geral da Agência de Novo Horizonte, Andreia Lea da Silva, que apresentaram pedido de desculpas formal e diversos esclarecimentos sobre a exposição "Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira", realizada em setembro no Santander Cultural, em Porto Alegre/RS.

As gerentes foram recebidas pelos vereadores Celso Andrade Júnior, Cleber da Rosa Moreira, Douglas Alex Pedro, José Roberto de Oliveira Souza, Nelson Luiz Benevenuto e Sônia Maria Pasiani Canato. A reunião, solicitada pelas gestoras, foi motivada pela aprovação, na sessão ordinária do dia 18 de setembro, de uma Moção de Repúdio à Fundação Santander pela referida exposição. O documento, de autoria do vereador Celso Andrade Júnior, também foi assinado por todos os vereadores presentes naquela sessão.

Luciana explicou que o assunto está sendo tratado com muito cuidado pelo Santander, que recebeu 15 Moções de Repúdio de Municípios do Estado de São Paulo. "Ao inaugurarmos a mostra, formada por 265 obras de artistas brasileiros, nosso intuito foi de incentivar as artes e promover o debate crítico construtivo sobre questões contemporâneas, jamais de gerar qualquer tipo de desrespeito ou ofender religiões, crenças e crianças. Pedimos nossas sinceras desculpas para todos aqueles que se sentiram ofendidos por alguma obra que fazia parte da exposição", enfatizou.

Segundo a Gerente Regional, assim que o Santander constatou o conflito que a mostra causou na sociedade a encerrou antecipadamente. "Tudo é aprendizado e com certeza a partir de agora a instituição será muito mais criteriosa com as ações que patrocina. Também quero informar que o Santander tomou todas as providências para reverter qualquer benefício obtido através da Lei Rouanet, de modo que este evento foi custeado exclusivamente com recursos privados", ressaltou.

No final da reunião, os vereadores parabenizaram as gerentes pela iniciativa do Santander em encaminhar representantes para se retratar pessoalmente e afirmaram que irão apresentar uma Moção de Aplausos pela forma e importância como o assunto foi tratado em Novo Horizonte.

********

- Para acessar à íntegra do documento protocolado na Câmara com os esclarecimentos sobre a exposição, clique aqui.