Projeto Câmara Visita: Vereadores visitam a Base de Bombeiros do Município

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 10 de novembro de 2017

Os vereadores Cléber da Rosa Moreira (Cléber Gaúcho), Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), Ivone Magri Ruiz e Sônia Maria Pasiani Canato, acompanhados de servidoras da Câmara, fizeram uma visita, na tarde da última quinta-feira (9), à Base de Bombeiros de Novo Horizonte "2º Tenente PM Antônio Righini de Moura". A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", idealizado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

Os edis foram recebidos pelo Comandante da Base de Bombeiros, 1º Sargento PM Ronaldo Amaro do Nascimento; pelo 3º Sargento PM André Luiz Parizi Pereira e pelo Cabo PM Luis Carlos de Machi Prudenciano. A Unidade foi inaugurada em 2006, através de um Convênio entre o Estado e o Município e conta, atualmente, com 16 bombeiros.

O 3º Sargento Parizi explicou detalhes do Convênio. "Compete ao Estado a constituição do efetivo policial militar com todos os treinamentos necessários, fornecimento de uniformes e equipamentos individuais, além da nossa remuneração e encargos. Eles também fornecem as viaturas. Já o Município deve oferecer a alimentação e serviços de manutenção em geral, como das viaturas e da Base, além de equipamentos de uso coletivo", afirmou.

Atualmente, três veículos são utilizados pelos bombeiros: para resgate, para salvamento e para combate a incêndio, além de um barco. Durante a visita, os bombeiros relataram diversos casos complicados que tiveram que atuar e ressaltaram como é importante o preparo físico e psicológico para poderem desenvolver suas atividades de forma eficaz.

O Comandante Amaro disse que nunca havia recebido a visita dos vereadores nos diversos Municípios em que trabalhou e agradeceu muito a presença dos edis. "Quando cheguei em Novo Horizonte vi que essa cidade é abençoada, aqui somos tratados muito bem por toda a população, na Base recebemos uma excelente alimentação, lógico, temos dificuldades também, mas tenho muito mais a elogiar", ressaltou.

Segundo o 1º Sargento, eles estão precisando de algumas melhorias, como, por exemplo, cobertura para as viaturas, serviço de calha e iluminação no pátio, muro de arrimo nos fundos da Base e melhoria nos alojamentos. O Comandante também explicou que o café da manhã que recebem está sendo licitado pela Prefeitura e uma nova licitação precisa ser feita para a compra do oxigênio que utilizam.

No final da reunião, os vereadores conheceram toda a estrutura da Base, verificaram as principais necessidades e conheceram o funcionamento de alguns equipamentos utilizados. Nelsinho, em nome da Câmara, agradeceu a recepção e todas as informações passadas aos vereadores e afirmou que o Legislativo irá encaminhar ao Executivo as solicitações feitas durante a visita. O Comandante Amaro agradeceu mais uma vez a presença dos edis e se colocou à disposição da Câmara.

Projeto "Câmara Visita"

Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com as instituições e a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.