Projeto Câmara Visita: Vereadores visitam a Base Operacional de Polícia Ambiental do Município

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 16 de novembro de 2017

Os vereadores Cléber da Rosa Moreira (Cléber Gaúcho), Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz) e Sônia Maria Pasiani Canato, acompanhados de servidoras da Câmara, fizeram uma visita, na tarde desta quinta-feira (16), à Base Operacional de Polícia Ambiental de Novo Horizonte. A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", idealizado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

Os edis foram recebidos pelo Comandante da Base, Sub-Tenente PM Edílson Croco, que explicou todo o trabalho realizado pela Polícia Ambiental não só em Novo Horizonte, mas na região pela qual é responsável, que também compreende Sales, Irapuã, Urupês, Itajobi e Marapoama.

O Comandante explicou que a Polícia Ambiental desempenha diversas funções, entre elas, fiscalização das atividades de piscicultura, desmatamento, queimadas, criadouros de animais silvestres; busca coibir atividades poluidoras do meio ambiente; e implementar campanhas educativas na área ambiental.

"Hoje, as ocorrências são todas feitas no Terminal Móvel de Dados - TMD, uma espécie de tablet que registramos os autos de infração, tiramos fotos, medimos áreas. A utilização deste equipamento acelerou o processo e proporciona economia de papel e tinta. Tudo integrado ao sistema, de São Paulo eles acessam as ocorrências que registramos com o TMD em Novo Horizonte", ressaltou.

Segundo Croco, a Base conta com 12 Policiais Ambientais. "Temos um efetivo muito bom, o nosso grande problema é com relação à falta de espaço. O prefeito já colocou a nossa disposição um dos prédios da área onde se encontram as Diretorias de Agricultura e de Meio Ambiente, no entanto, o Estado não tem recursos para que possamos reformar o local e fazer as adaptações necessárias", observou.

O Comandante explicou que a Base possui três viaturas e duas lanchas, todas com vários anos de uso, o que demanda manutenção. "Só em Novo Horizonte temos, aproximadamente, 84 km de área navegável para fiscalizar, além de uma extensa área rural", salientou.

Assuntos como a poluição dos córregos da cidade, assoreamento do lago municipal, coleta de lixo em loteamentos rurais e poda das árvores também foram discutidos entre os vereadores e o Comandante Edílson Croco.

No final da visita, os vereadores conheceram a estrutura da Base, agradeceram o Comandante por todas as informações passadas e disseram que vão buscar, junto a deputados, recursos para a reforma do prédio cedido pela Prefeitura para a Polícia Ambiental. O Comandante agradeceu a visita e se colocou à disposição da Câmara Municipal.

Projeto "Câmara Visita"

Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com as instituições e a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.