Vereadores solicitam ao Executivo locação ou construção de novo imóvel para abrigar a Ciretran

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 08 de dezembro de 2017

Os vereadores Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), Cleber da Rosa Moreira (Cleber Gaúcho) e Sônia Maria Pasiani Canato apresentaram, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (4), o Requerimento nº 745/17, ao prefeito municipal Toshio Toyota, solicitando a possibilidade de locação ou construção de novo imóvel para abrigar a 58ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Novo Horizonte.

Os edis explicaram que o órgão pertence à Superintendência de São José do Rio Preto, que compreende 32 cidades, e Novo Horizonte possui a 4ª maior frota de veículos. "Em nosso Município, a Ciretran trabalha no sistema do Poupatempo, no entanto, o prédio não tem a estrutura física de um Poupatempo e esse é o principal problema. Grande parte dos processos feitos eletronicamente em outras unidades, aqui são feitos de forma física, o espaço também não é o adequado para vários serviços prestados", afirmaram.

Segundo os vereadores, existe uma parceria entre o Detran e a Prefeitura Municipal, que só precisaria ceder um barracão que tenha quatro paredes e uma porta de vidro. "Todo o restante fica por conta do Detran, novos equipamentos e mobiliário, funcionários treinados, condições de acessibilidade, pagamento de taxas com cartão, entre outros benefícios", observaram.

Os edis também ressaltaram que há possibilidade de oferecer no mesmo local outros serviços, como o da Dimutran, do PAT, do Banco do Povo, da Junta Militar e do Ministério do Trabalho, facilitando para a população. "Sem dúvidas nestes moldes a Prefeitura economizaria muito, pois alguns dos prédios que abrigam os departamentos citados são locados", salientaram.

Os vereadores ainda destacaram que com a mudança de prédio, a Ciretran pode se enquadrar no novo padrão Poupatempo, agilizando a prestação de serviços, permitindo a entrega de documentos à população de forma mais rápida, tais como licenciamento de veículos e transferência. "Além disso, a realização da primeira prova para habitação que hoje é escrita e agendada de 15 em 15 dias, passará a ser semanal e eletrônica", finalizaram.

- Para acessar a íntegra e a tramitação do Requerimento, clique aqui.