Projeto Câmara Visita conhece a UBS "Sebastiana Inês Romanini Scaramuzza" no Jardim São Vicente de Paulo
Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal
Publicado em: 15 de fevereiro de 2018
Os vereadores Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz) e Sônia Maria Pasiani Canato, acompanhados de servidoras da Câmara, fizeram uma visita, na tarde da quinta-feira (8), à Unidade Básica de Saúde "Sebastiana Inês Romanini Scaramuzza", localizada no Jardim São Vicente de Paulo. A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", idealizado pelo presidente Nelsinho Luiz.
Os edis foram recebidos pela Secretária Municipal de Saúde, Marcela Girotto Troncoso; pela Secretária Adjunta de Saúde, Erika Maria Teixeira; pela enfermeira responsável pela unidade, Ana Paula Provasi Gasparini e pela enfermeira responsável pela UBS "Hermínio Ramazzini", localizada no Jardim Santa Clara, Glaucia do Carmo Fulindi.
Atualmente, a unidade do Jardim São Vicente de Paulo está atendendo também os usurários da UBS do Jardim Santa Clara, que será reformada, conforme explicou a Secretária Municipal de Saúde. "A obra já foi licitada e em breve será iniciada. No começo tivemos alguns problemas, mas agora o atendimento já foi normalizado para todos os usuários aqui na UBS", salientou Marcela.
A Secretária também falou sobre a Campanha de Carnaval que estava sendo desenvolvida, com orientação sobre as doenças sexualmente transmissíveis e distribuição de um kit. "Desenvolvemos essa campanha em vários lugares, inclusive no CCI, devido o aumento do diagnóstico de sífilis nos últimos tempos", observou.
Ana Paula explicou que a unidade conta com 12 funcionários, entre atendente, enfermeira, técnica de enfermagem, limpeza, farmacêutica, clínicos gerais, ginecologistas, pediatra e fonoaudióloga.
A enfermeira responsável pela UBS destacou uma campanha que está sendo desenvolvida para combate e prevenção da hipertensão arterial e diabetes. "Cada mês estamos em um bairro da cidade. Já realizamos 79 testes e destes 17 deram alterados. Todas as segundas realizamos grupos com a presença de especialistas que dão indicações de nutrição, exercícios físicos, medicamentos, entre outros", ressaltou.
Na unidade ocorre a distribuição gratuita de leite pasteurizado do Projeto Vivaleite, do Governo do Estado de São Paulo. "Atualmente, o benefício é disponibilizado através do Cadastro Único que as famílias fazem no CRAS e 672 crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias recebem 15 litros de leite por mês no Município", informou Glaucia.
Outros assuntos como a Campanha do exame do Papanicolau, necessidade de veículos para visitas domiciliares, falta de alguns tipos de medicamentos, triagem de alunos das escolas municipais, informatização dos prontuários, entre outros, foram abordados durante a visita.
Nelsinho agradeceu a recepção e todas as informações passadas por Marcela, Erika, Ana Paula e Glaucia, as quais agradeceram a visita dos vereadores e se colocaram à disposição da Câmara Municipal.
Cadastre-se e receba notícias em seu email