Projeto Câmara Visita esteve na Oeca

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 13 de março de 2018

O vereador Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), acompanhado de servidoras da Câmara, fez uma visita, na tarde da quinta-feira (8), à Oficina Educacional da Criança e do Adolescente de Novo Horizonte (Oeca). A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", idealizado pelo presidente Nelsinho.

O edil foi recebido pelo assessor administrativo e de projetos Heverton Aparecido Ferreira e pela coordenadora pedagógica Zilda Aparecida de Matos Lima. Segundo Heverton, a entidade atende 63 alunos de seis a 15 anos, no contraturno escolar, com atividades como futsal, contação de histórias, aulas de informática, de jogos e brinquedos educativos, entre outros.

Zilda explicou que as crianças e adolescentes são encaminhados à Oeca pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). "Nosso objetivo é restabelecer vínculos, trabalhar com a inclusão e a proteção social básica. A instituição ocupa o espaço entre a família e a escola, então, para que alcancemos nosso objetivo trabalhamos em diversos aspectos, oferecemos alimentação, uniforme, realizamos reuniões com as famílias, participamos de outros projetos e ações", afirmou.

Para atender a demanda, a entidade conta com 11 funcionários, que inclui a área administrativa, educadores sociais, assistente social, serviços gerais e vigia noturno. Segundo Heverton, o custo operacional em 2017 foi de aproximadamente R$ 400 mil. "Atualmente, recebemos anualmente cerca de R$ 78 mil da Prefeitura através de um Termo de Colaboração, R$ 50 mil do Estado e vamos receber R$ 32 mil do Fundo Municipal da Infância e Adolescência. O restante temos que buscar através de participação no Desafio do Bem, contribuições espontâneas e eventos como a Queima do Alho e a Carneirada", salientou.

Após um bate-papo com os gestores da Oeca, Nelsinho foi conhecer a estrutura física da sede, que é própria há 10 anos. A entidade, que iniciou seu trabalho há 20 anos no Município, conta atualmente com amplo refeitório, salas de informática, dança e música, biblioteca, brinquedoteca, quadra para prática de esportes, lavanderia, além de um amplo pátio.

O vereador agradeceu a Heverton e Zilda por todas as informações passadas a respeito da instituição e parabenizou pelo trabalho que desenvolvem.