Legislativo aprova em primeira votação denominação de rua do Residencial Santa Terezinha como "José Carlos de Paula – Zé Lanterna"

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 18 de abril de 2018

O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (16), o Projeto de Lei nº 5.244/18, do vereador Ideval Rogério Cardoso (Ideval do Sinserp), que denomina "José Carlos de Paula – Zé Lanterna" a Rua 13 do Residencial Santa Terezinha.

O vereador contou parte da história de vida de seu homenageado, natural de Novo Horizonte, filho de Benedito de Paula e Orminda Cardoso de Paula; esposo de Ednamar Madalena de Paula; e pai Gabriel Antônio de Paula, Rafael de Paula e Raquel Larissa de Paula.

Ideval destacou que seu homenageado era conhecido como "Zé Lanterna", por ter trabalhado como "lanterninha" no extinto Cinema. "Começou no esporte com 17 anos, jogando na posição de goleiro no Corinthians, time amador de nossa cidade. Em seguida jogou na equipe do Clube Atlético Novo Horizonte, que representava nossa cidade em campeonatos amadores", salientou.

Como atleta profissional, segundo o edil, Zé Lanterna atuou por várias equipes, entre elas São Luís Futebol Clube, Inhumas Sport Clube e Associação Atlética Anapolina. "Retornou mais tarde ao futebol amador indo para a cidade de Iporá (GO), voltando em seguida para Novo Horizonte", lembrou.

O vereador ressaltou que, por quase 15 anos seu homenageado trabalhou na Prefeitura Municipal de Novo Horizonte no setor de esportes, na conhecida Comissão Central de Esportes (CCE), onde na condição de técnico de futebol revelou centenas de garotos para o mundo futebolístico, além de ter feito um trabalho social ímpar que visava tirar as crianças das ruas e proporcionava esporte e lazer.

No ano de 1992, conforme Ideval, Zé Lanterna foi eleito pelo jornalista de A Gazeta da Tarde o "Esportista do Ano", recebendo 88 votos em pesquisa popular; sendo também homenageado pela Câmara, em 2009, com a "Medalha 28 de Outubro", data maior do Município.

"Infelizmente José Carlos nos deixou em setembro de 2017, tendo deixado no coração de quem o conheceu exemplo de vida e dedicação. É com muito orgulho que este vereador, tendo pleno reconhecimento da figura humana de Zé Lanterna, deixa registrada esta merecida homenagem a um cidadão que de fato prestou relevantes serviços que ficaram eternizados entre seus familiares e aquelas pessoas que tiveram a honra de estar ao seu lado", finalizou.

Tramitação

- A Procuradoria Jurídica da Câmara opinou pela legalidade do Projeto de Lei, sendo que o quórum para a respectiva aprovação é de 2/3, ou seja, nove votos.

- A Comissão de Justiça apresentou parecer favorável sobre a proposta;

- A matéria foi aprovada em primeira votação por unanimidade e segue para segunda votação na próxima sessão;

- Para acessar a íntegra do Projeto de Lei e conferir sua tramitação, clique aqui.