Vereador Roberto Melchiori apresenta Moção de Aplausos à Sociedade de São Vicente de Paulo

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 23 de maio de 2018

O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (21), a Moção nº 27/18, do vereador Roberto Melchiori, de Aplausos à Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) pelo trabalho desenvolvido no Município.

O edil explicou que instituição é uma organização civil de leigos, homens e mulheres, dedicada ao trabalho cristão de Caridade. "Foi criada em 23 de abril de 1833, em Paris, na França, por um grupo de seis jovens universitários católicos e um senhor mais velho, com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé de seus membros. Rapidamente espalhou-se pelo mundo e já está presente em 150 países. Em seu trabalho caritativo auxilia diariamente cerca de 30 milhões de pessoas, por meio da dedicação dos cerca de 800 mil voluntários que formam a SSVP. Internacionalmente, a Sociedade é membro da Organização das Nações Unidas, participando do Conselho Econômico e Social", observou.

No Brasil, segundo Roberto, a Sociedade foi fundada em 1872. "No nosso país são aproximadamente 153 mil membros, também conhecidos como confrades (homens) e consocias (mulheres). Aqui a instituição mantém creches, escolas, projetos sociais, lares de idosos e contato semanal com cerca de 74 mil famílias em necessidade", destacou.

Segundo o vereador, o primeiro registro da atividade vicentina em Novo Horizonte se deu em 1947, com o início da construção do então Lar São Vicente de Paulo, que hoje é a Creche São Vicente de Paulo, a qual atende 150 crianças, com idade de um a cinco anos e 11 meses, de maneira gratuita e gera 17 empregos diretos.

"O município conta com aproximadamente 80 membros vicentinos, entre adultos, jovens e crianças, que participam do trabalho voluntário realizado por grupos menores chamados de conferências. Existem 10 conferências em atividade no momento, as quais assistem semanalmente 40 famílias", salientou.

Roberto ressaltou que os Vicentinos atuam em situações emergenciais provendo alimentos, produtos de higiene pessoal, medicamentos, roupas e outros itens de acordo com a necessidade de cada família assistida. "Além disso, prestam assistência religiosa e visam encontrar formas de promoção das pessoas que ajudam", afirmou.

As atividades da Creche, conforme o edil, são mantidas através de convênios e colaboração do Desafio do Bem. "As atividades dos voluntários com as famílias são mantidas pelos próprios membros, através de promoções para arrecadar fundos e doações de benfeitores. Pela importância do trabalho desenvolvido pela Sociedade de São Vicente de Paulo em Novo Horizonte, este vereador lhe concede esta Moção de Aplausos", finalizou.

**********

- A matéria foi aprovada em única votação por unanimidade;

- Para acessar a íntegra da Moção e detalhes de sua tramitação e votação, clique aqui.