Vereador Amilcar Raphe solicita à Direção da Fatec e ao Governador do Estado instalação de unidade da instituição de ensino em Novo Horizonte

Publicado em: 11 de março de 2019

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária realizada na quinta-feira (7), os Requerimentos nº 91/19 e 92/19, do vereador Amilcar Raphe, respectivamente, à Diretora Superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá; e ao Governador do Estado de São Paulo, João Doria; solicitando a instalação de uma Faculdade de Tecnologia – Fatec, em Novo Horizonte.

O edil explicou que Novo Horizonte fica, aproximadamente, 430 km da capital e hoje possui um pouco mais de 40 mil habitantes e uma área de 931,7 km², sendo formado pela sede e pelo distrito de Vale Formoso.

"Acreditamos que a vinda da Fatec para Novo Horizonte beneficiará todos os estudantes de cidades circunvizinhas, pois o Município fica no centro de uma região que abrange algumas pequenas cidades, sendo que próximo há apenas uma cidade que conta com e ensino da Fatec que é Catanduva", observou.

Amilcar destacou que Novo Horizonte e as cidades vizinhas de Irapuã, Itajobi, Sales, Urupês e Mendonça, segundo o IBGE, contam com uma população de aproximadamente 82.089 habitantes, de forma que a instalação de uma Fatec em no Município atenderia todo esse contingente de pessoas.

"Há duas usinas sucroalcooleiras em Novo Horizonte, as maiores geradoras de emprego e é essencial para as mesmas contar com mão de obra especializada. Mesmo empresas de menor porte, hoje, buscam no mercado pessoas capazes de impulsionar a inovação ou adoção de novas tecnologias. Dentre as cidades citadas há também duas outras usinas sucroalcooleiras, além de indústrias que geram muitos empregos", ressaltou.

O vereador também explicou que muitos estudantes universitários viajam diariamente para várias cidades da região para estudarem e vários desses cursos são disponibilizados pela Fatec. "Eles poderiam estar estudando em nossa cidade sem que houvesse a necessidade de se locomoverem até outras, evitando os riscos de acidentes, como também diminuiria o custo de despesas mensais como moradia e transporte, uma vez que nossos estudantes já sofrem com as despesas do estudo (mensalidades, material, dentre outros)", finalizou.

- Para acessar a íntegra e a tramitação do Requerimento nº 91/19, clique aqui.

- Para acessar a íntegra e a tramitação do Requerimento nº 92/19, clique aqui.