Vereador Pastor Celso solicita ao Executivo Municipal instituição de plano municipal de prevenção ao suicídio

Publicado em: 23 de abril de 2019

O vereador Celso Andrade Júnior (Pastor Celso) apresentou, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (15), o Requerimento nº 167/19, ao Executivo Municipal, solicitando a possibilidade de elaborar um Projeto de Lei, conforme Anteprojeto de Lei que encaminhou anexo, que "Institui no Município de Novo Horizonte o plano municipal de prevenção ao suicídio".

O edil explicou que o governo tem papel relevante para o tratamento desse transtorno, identificando possíveis sintomas, acompanhando e oferecendo possibilidades de recuperação aos que necessitem. "Entre as medidas, segundo a Organização Mundial de Saúde, está a introdução de políticas para reduzir o uso nocivo do álcool; identificação precoce, tratamento e cuidados de pessoas com transtornos mentais ou por uso de substâncias, dores crônicas e estresse emocional agudo; entre outras. Segundo o estudo, 804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos - taxa de 11.4 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes", ressaltou.

Celso destacou que, de acordo com a Agência das Nações Unidas, 75% dos casos envolvem pessoas de países onde a renda é considerada baixa ou média. "O Brasil é o oitavo país em número de suicídios. Em 2012, foram registradas 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres - taxa de 6,0 para cada grupo de 100 mil habitantes. Entre 2000 e 2012, houve um aumento de 10,4% na quantidade de mortes - alta de 17.8% entre mulheres e 8,2% entre os homens", observou.

Conforme o vereador, o país com mais mortes é a Índia (258 mil óbitos), seguido de China (120,7 mil), Estados Unidos (43 mil), Rússia (31 mil), Japão (29 mil), Coreia do Sul (17 mil) e Paquistão (13 mil). "O levantamento diz ainda que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e apenas 28 países do mundo possuem planos estratégicos de prevenção. A mortalidade de pessoas com idade entre 70 anos ou mais é maior, de acordo com a pesquisa", finalizou.

********

- Para acessar a íntegra e a tramitação do Requerimento, clique aqui.