Vereador Roberto Melchiori solicita ao Executivo Municipal implantação de terceiro turno de atendimento no Centro de Saúde II "Dr. João Dorival Cardoso"
Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo CMNH
Publicado em: 24 de maio de 2019
O vereador Roberto Melchiori apresentou, na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (20), o Requerimento nº 259/19, ao Executivo Municipal, solicitando a implantação do terceiro turno de atendimento no Centro de Saúde II "Dr. João Dorival Cardoso".
O edil explicou que devido ao reduzido número de atendimentos disponibilizados aos usuários no Centro de Saúde, no período da tarde, somado ao encerramento das atividades do mesmo às 17h, acaba criando dificuldade ao trabalhador para cuidar da própria saúde, pois muitas pessoas não conseguem se deslocar à unidade de saúde em horário comercial, por questões de trabalho e medo de perder o emprego.
"Dessa forma, os pacientes estão optando por atendimento do pronto socorro, pois, além, de não ser necessário agendamento prévio para as consultas, não prejudica o horário de serviço dos usuários. Com isso, os profissionais do pronto socorro têm muito trabalho e estão sobrecarregados", ressaltou.
Roberto salientou que, visando à reestruturação à atenção básica à saúde no país, o Ministro da Saúde Dr. Luiz Henrique Mandetta planeja implementar o horário de atendimento estendido, criando o terceiro turno nos postos de saúde, redirecionando os casos mais simples para o novo turno e os mais graves ao pronto socorro dos hospitais. "Na Prefeitura de Tapejara/RS, esse programa é realizado desde 23 de abril de 2018 e, em Campo Grande, 19 postos de saúde atendem em horários estendidos", exemplificou.
Desta forma, o vereador sugeriu a implantação do terceiro turno de atendimento no Centro de Saúde II, com funcionamento das 17h às 21h, sem a necessidade de agendamento prévio, contribuindo para o cumprimento da jornada de trabalho da população e reduzindo as atividades no pronto socorro.
********
Tramitação
- Para acessar a íntegra e a tramitação do Requerimento, clique aqui.
Cadastre-se e receba notícias em seu email