Vereador Roberto Melchiori solicita à Secretaria Municipal de Saúde informatização do sistema de prontuários e encaminhamentos

Publicado em: 27 de maio de 2019

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (20), o Requerimento nº 260/19, do vereador Roberto Melchiori, à Secretaria Municipal de Saúde, solicitando a informatização do sistema de prontuários e encaminhamentos.

O edil explicou que, atualmente, há uma grande burocracia no sistema de saúde em Novo Horizonte para o atendimento especializado. "Inicialmente, é necessário o atendimento do clínico geral, para que este, após solicitar os exames e analisar os resultados, faça o encaminhamento. Esse processo, além de demorado, sobrecarrega o Centro de Saúde, com agendamento de consultas desnecessárias, assim como o setor de transporte, pois grande parte dos exames é realizada em outros municípios", observou.

Roberto também ressaltou que há dificuldade dos pacientes idosos com o deslocamento a outras cidades para fazerem exames. "E por fim, interfere no horário de serviço das pessoas, havendo risco de ficarem desempregadas, por motivo de falta ao trabalho, podendo criar dificuldade ao trabalhador para cuidar da própria saúde", destacou.

O vereador afirmou quer, de acordo com o Ministério da Saúde, em 2018, 3.070 municípios já enviam dados por meio do prontuário eletrônico. "Com a plataforma digital, todos os serviços de saúde do país poderão acompanhar o histórico, os dados e resultados de exames dos pacientes, verificar em tempo real a disponibilidade de medicamentos ou mesmo registrar as visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento ao cidadão. Diante disso, a fim de agilizar as consultas e os encaminhamentos de pacientes, solicito a informatização do sistema de saúde", finalizou.

- Para acessar a íntegra e a tramitação do Requerimento, clique aqui.