Vereador Nelsinho Luiz concede Diploma "Esportista do Ano" ao jovem Marcos Gabriel Terentino Cruzato

Publicado em: 05 de junho de 2019

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade dos vereadores presentes, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (3), o Projeto de Decreto Legislativo nº 411/19, do vereador Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), que concede Diploma "Esportista do Ano" ao jovem Marcos Gabriel Terentino Cruzato.

O edil contou parte da história de vida de seu homenageado, natural de São Paulo/SP; filho de Vanderlei Cruzato e Sandra Terentino Cruzato; irmão de Jéssica e Gisele.

Munícipe de Novo Horizonte desde 2002, segundo Nelsinho, o jovem foi diagnosticado com paralisia cerebral ainda no primeiro ano de vida, começou a andar aos dois anos e meio de idade, passou por duas cirurgias, sessões de fisioterapia e equoterapia. "Foram longos anos de sofrimento, luta, mas seus pais nunca deixaram de apoiá-lo e incentivá-lo e sempre acreditaram em sua recuperação", ressaltou.

Desde 2008, Marcos participa do Projeto Santa Isabel Paralímpico, desenvolvido pela Usina Santa Isabel e Associação Paradesportiva de Novo Horizonte, tendo conquistado mais de 30 medalhas nas diversas competições de que disputou inicialmente na modalidade natação e, em 2013, passou a treinar halterofilismo.

O vereador destacou algumas das conquistas do jovem: no XX Campeonato Paulista de Supino foi campeão na categoria 54Kg; na 3ª Edição dos Jogos Parapan-Americanos Juvenis, na Argentina, conquistou a medalha de bronze pela Seleção Brasileira, na categoria até 49 Kg; em 2017, participou do Campeonato Mundial Junior de Halterofilismo, na Cidade do México, ao ser convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro; em fevereiro de 2019, faturou a medalha de ouro, categoria 54 kg, na Copa do Mundo de Halterofilismo Paralímpico, etapa Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, superando pela 5ª vez o recorde brasileiro; em abril de 2019, obteve a 3ª colocação na 2ª Etapa Nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Halterofilismo, na categoria 54 Kg adulto, em Curitiba/PR.

Segundo o edil, muitas competições estão por vir, tais como o Campeonato Mundial, no Cazaquistão, e os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, ambos em 2019, cujas participações de Marcos estão garantidas, mas ele está focado em conquistar índice para disputar os Jogos Paraolímpicos de Tóquio, no Japão, que ocorrerão em 2020.

"Em razão da alegria que tem proporcionado ao Brasil, sobretudo à população novo-horizontina, e por representar este município de forma magnífica, este vereador reconhece o seu empenho e a sua dedicação ao esporte, concedendo-lhe o Diploma Esportista do Ano", finalizou.

**********

Tramitação

- Para acessar a íntegra do Projeto de Decreto Legislativo e detalhes da tramitação como pareceres da Procuradoria Jurídica e das Comissões, votação, entre outros, clique aqui.