Legislativo aprova proposta que declara de utilidade pública a Associação Esportiva e Cultural Pequeno Ninja de Novo Horizonte

Publicado em: 18 de junho de 2019

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade dos presentes, na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (17), o Projeto de Lei nº 5.561/19, do vereador Celso Andrade Júnior (Pastor Celso), que declara de utilidade pública a Associação Esportiva e Cultural Pequeno Ninja de Novo Horizonte.

O edil explicou que a associação atende, atualmente, 25 crianças de 7 a 14 anos com um projeto chamado Pequeno Ninja e acima de 14 anos os adolescentes e adultos podem participar do projeto Two Dogs-Brothers Team.

"O projeto Pequeno Ninja consiste em aulas de artes marciais para crianças carentes de diversos bairros da cidade e utiliza a modalidade como forma de inserção social, atendimento social, atividade esportiva e educação corporal e de saúde. O projeto Two Dogs-Brothers Team é um projeto de formação de atletas para artes marciais e que tem o intuito de tentar inseri-los na carreira de luta profissional", ressaltou.

Segundo o vereador, as atividades da Associação são totalmente gratuitas e mantidas com contribuições de pessoas, empresários e comerciantes locais. "A Associação Esportiva e Cultural Ninja de Novo Horizonte surgiu no dia 1/4/13 com a abertura do espaço Two Dogs-Brother Teams, criado pelos atletas Leonardo Gonçalves e Tiago Florêncio que treinavam na garagem da residência, com o tempo construíram um espaço no fundo da residência. Logo várias pessoas se interessaram e começaram a participar dos treinamentos e atividades", destacou.

No final do ano de 2013, conforme Celso, os dois fundadores começaram a atender crianças e adolescentes em contraturno escolar utilizando as atividades de artes marciais para ocupar o tempo das crianças. "A Associação realiza acompanhamento com os familiares dos envolvidos para monitorar o desenvolvimento socioemocional dos envolvidos, sua participação nas atividades escolares e seu relacionamento pessoal e familiar e em datas festivas como Dia das Crianças e Natal a Associação realiza confraternização entre todos os participantes, envolvendo a comunidade", observou.

Durante esse período, de acordo com o edil, a Associação atendeu mais de 150 crianças, 200 atletas de forma gratuita, garantindo a estrutura e os equipamentos necessários para as atividades durante seis anos. "No ano de 2018, a Associação Esportiva e Cultural Pequeno Ninja buscou sua formalização jurídica junto aos órgãos responsáveis para dar continuidade às suas atividades de forma gratuita tentando com isso a ampliação através de apoios e convênios com órgãos públicos e empresa privadas", afirmou.

A Declaração de Utilidade Pública, para o vereador, é o reconhecimento da Associação como entidade que presta relevantes serviços sociais e esportivos para cidade, garantindo seu serviço à comunidade.

Tramitação

- Para acessar a íntegra do Projeto de Lei e detalhes da tramitação como pareceres da Procuradoria Jurídica e das Comissões, votação, entre outros, clique aqui.