Vereador Nelsinho Luiz entrega Moção de Aplausos ao Projeto América - projeto de Jiu-Jitsu do Jardim América

Publicado em: 20 de setembro de 2019

O vereador Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz) entregou, na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (16), a Moção de Aplausos nº 58/19, de sua autoria, ao Projeto América - projeto de Jiu-Jitsu do Jardim América. A Moção foi aprovada pelo Plenário da Câmara na sessão ordinária do dia 19 de agosto.

O edil explicou que em 17 de dezembro de 2015, Cristian Rafael Ferreira, nascido e criado no Jardim América, fundador e hoje presidente do projeto, vendo e ouvindo que as crianças do local estavam vulneráveis, muitas das vezes beirando a criminalidade, teve a ideia de ocupá-las criando um projeto de Jiu-Jitsu. "Ainda que sem recursos, reuniu-se com amigos e iniciaram uma campanha para angariar recursos. Os amigos Robinson Ari da Silva (Robinho) e Adair Ribeiro Guimarães (Nezo) juntaram-se e com esforços e vontade o Projeto América tornou-se realidade", ressaltou.

Conforme o vereador, ao longo destes anos, e com ajuda do professor de Jiu-Jitsu Marcos Monteiro, ministrou-se aulas todas as terças e quintas-feiras, das 19h às 20h30, atendendo em média mais de 50 crianças e adolescentes, que treinam e se preparam para competições nacionais, de forma totalmente gratuita. "Por consequência do projeto, estas crianças foram tiradas do convívio perigoso das ruas, e foi lhes ensinando valores e princípios necessários para formação de caráter", afirmou.

Nestes quatro anos de projeto, segundo Nelsinho, o esforço empregado por voluntários e atletas já tem rendido lindos frutos, através das aulas aplicadas, treinos, disciplina, dentre outros, e as crianças deixaram de ser consideradas problemas para sociedade, tornando-se campeões. "Entre os campeonatos conquistados pelos jovens em suas respectivas categorias estão os mundiais, brasileiros e também paulistas", destacou.

O edil salientou que o projeto está conseguindo reduzir drasticamente a exposição destas crianças e adolescentes na criminalidade no bairro, onde se destaca também uma considerável diminuição da criminalidade de um modo geral, devido não somente ao engajamento das famílias dos atletas, mas como da população em geral.

"Como dizia o saudoso Nelson Mandela: 'o esporte tem o poder de mudar o mundo; tem o poder de inspirar, tem o poder de unir as pessoas de um jeito que poucas coisas conseguem...'. Os integrantes do projeto têm este mesmo pensamento e seguem firmes e convictos que irão longe, e irão juntos... pois juntos são mais fortes", finalizou.

- Para acessar a íntegra da Moção, clique aqui.