Vereador Jair Gordo solicita ao Executivo Municipal novo imóvel para abrigar o Detran

Publicado em: 29 de outubro de 2019

O vereador Antonio Dejair da Silva (Jair Gordo) apresentou, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (21), o Requerimento nº 430/19, ao Executivo Municipal, solicitando um novo imóvel para abrigar a Unidade de Atendimento do Detran – SP de Novo Horizonte.

O edil explicou que a unidade trabalha no sistema do Poupatempo, porém, o prédio não tem a estrutura física de um Poupatempo e este é um problema crucial. "A maioria dos processos realizados eletronicamente em cidades vizinhas e menores do que Novo Horizonte, aqui são realizados de forma física, e o espaço também não é adequado para a execução dos serviços", afirmou.

Segundo o vereador, em dias de chuva, os computadores e o arquivo ficam molhados, há danificações na cobertura e nas paredes do imóvel, não há telefonia fixa e muitos ventiladores encontram-se quebrados, dificultando sobremaneira o serviço dos servidores. "A recepção é pequena e a incidência de sol é muito forte, não oferecendo condições para acomodação das pessoas, gerando desconforto aos usuários e funcionários", observou.

Conforme Dejair, na parceria Detran e a Prefeitura, esta cede um barracão com quatro paredes e uma porta de vidro e todo o restante fica a cargo do departamento estadual, como novos equipamentos, aparelhos de ar condicionado e mobiliário; funcionários treinados e uniformizados; condições de acessibilidade; e pagamento de taxas com cartão.

"Ainda é possível disponibilizar no mesmo local outros serviços à população, como o da Dimutran, do PAT, do Banco do Povo, da Junta Militar, do Ministério do Trabalho e das Diretorias e Secretarias Municipais, facilitando para os moradores. Isso geraria uma economia à Prefeitura, pois quase todos os órgãos mencionados estão instalados em prédios locados", ressaltou.

Com a mudança de prédio, de acordo com o edil, a unidade se enquadrará no novo padrão Poupatempo e isto agilizará a prestação de serviços, permitindo a entrega de documentos à população com mais rapidez, tais como licenciamento de veículos e transferência. "Já a realização da 1ª prova para habilitação que hoje é escrita e agendada, de 15 em 15 dias, passará a ser semanal e eletrônica", salientou.

O vereador lembrou que a frota local cresceu nos últimos anos e é composta por 25 mil veículos, ou seja, dois veículos a cada três habitantes, demonstrando o quanto é imprescindível esse departamento estadual para Novo Horizonte. "Ressalto, ainda, que a situação se agravou em relação aos problemas relatados por este vereador há quatro anos, por meio do Requerimento nº 544/15. Naquela época, o Detran local acumulava os serviços das unidades de Novo Horizonte, Itajobi e Urupês, e, recentemente, passou também a ser responsável pelas seções de trânsito de Marapoama, Irapuã e Sales, aumentando ainda mais o volume de serviços", afirmou.

- Para acessar a íntegra e a tramitação do Requerimento, clique aqui.