Vereador Amilcar Raphe entrega Diploma "Construtor do Bem" à Associação Antialcoólica de Novo Horizonte

Publicado em: 21 de novembro de 2019

O vereador Amilcar Raphe entregou, na sessão solene realizada na quarta-feira (20), no Centro Cultural, Diploma "Construtor do Bem" à Associação Antialcoólica de Novo Horizonte, representada pelo presidente José Alarcon Neto. A honraria foi concedia pelo vereador por meio do Decreto Legislativo nº 406/19.

Segundo o edil, a Associação foi criada em 15 de março de 1984 e tem por finalidade o trabalho em prol dos desprovidos, marginalizados e excluídos da sociedade em razão do uso e da dependência ao álcool. "Nesses longos 35 anos de serviços de excelência contou com diversos diretores e voluntários, empenhados em favor da causa nobre, apoiando e auxiliando na assistência aos alcoólatras e suas respectivas famílias. Seus fundadores foram: Osvaldo Sampaio e Conceição Mandotti de Lima; 1º secretário, Antônio Galindo Rodrigues; e 2ª secretária, Maria Mandotti Benedito", ressaltou.

Amilcar citou a participação de diversos munícipes, médicos e psicólogas que integraram e integram a Associação e a importância dessas pessoas para o desenvolvimento de todo trabalho. "Atualmente, a entidade é presidida pelo Sr. José Alarcon Neto, com auxílio do Sr. Antônio Galindo Rodrigues e o apoio, desde 2016, da Pastoral da Sobriedade, coordenada pelo casal Juraci de Queiroz Alarcon e José Alarcon Neto", observou.

Atualmente, conforme o vereador, a Associação recebe em média 50 participantes por semana, abrangendo ambos os sexos e todas as idades. "São realizadas duas reuniões semanais: às segundas-feiras, a Dra. Nancy Machado de Biasi participa do desenvolvimento de ações e a psicóloga Dra. Dânia Zacchi Avanci faz atendimentos individuais aos dependentes, que têm a oportunidade e liberdade de explanar suas dificuldades e experiências, seus desafios diários e suas superações. Às quartas-feiras, há palestras e espaço destinado para que cinco participantes façam seus testemunhos a pessoas presentes. Além desses benefícios, é disponibilizado transporte aos usuários para as reuniões em veículo de propriedade da entidade", destacou.

Para seu funcionamento, de acordo com o edil, a Associação dispõe apenas da contribuição financeira do Desafio do Bem e de doações esporádicas de algumas pessoas. "Anteriormente, estava instalada na Avenida Jornalista Paulo Falzetta, nº 56, em local gentilmente cedido pelo Lar de Velhice 'Maria de Souza Spínola', e, hoje, encontra-se em sede própria na Rua Amazonas, nº 750, no Jardim São Vicente de Paulo, em terreno cedido pela Prefeitura Municipal, em uma das gestões do Dr. Toshio Toyota", afirmou.

Amilcar finalizou: "Diante do inestimável e expressivo trabalho para ressocialização de dependentes alcoólicos, este vereador tem a honra de conceder o Diploma 'Construtor do Bem' à Associação Antialcoólica de Novo Horizonte."