Legislativo aprova proposta que autoriza a adesão do Município à Associação dos Amigos do Caminho da Fé

Publicado em: 18 de março de 2020

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade dos vereadores presentes, na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (16), o Projeto de Lei nº 5.798/20, do Executivo Municipal, que autoriza a adesão do Município de Novo Horizonte à Associação dos Amigos do Caminho da Fé.

De acordo com o prefeito Toshio Toyota, a adesão do Município à referida Associação possibilita a inserção no roteiro turístico que leva os peregrinos até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida do Norte/SP. "Com a inserção, o Município fará parte do Ramal de São José - que inclui as cidades de São José do Rio Preto, Cedral, Potirendaba, Ibirá, Urupês, Novo Horizonte e Borborema. A adesão trará destaque ao Município, pois tem grande importância religiosa e turística", observou.

Toyota explicou que "O Caminho da Fé" é um trajeto de peregrinação brasileiro inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. "A rota foi oficializada em 2005 e, atualmente, há diversos caminhos até Aparecida, com saídas partindo dos municípios de Cravinhos, São Simão, Santa Rosa do Viterbo, São Carlos, Descalvado, Tambaú, Águas da Prata, Franca, Borborema, etc. O trajeto mais longo tem 742 km saindo de Borborema e o mais curto, partindo de Paraisópolis, tem 134 km", salientou.

Segundo o prefeito, é uma rota sinalizada por setas amarelas e composto por trechos de estradas de terra, asfalto, trilhas dentro de fazendas e trilhos de trem, compondo um percurso de cerca de mais de 700 km, incluindo municípios do estado de São Paulo e também do Estado de Minas Gerais.

Projeto

Além de autorizar a adesão do Município à Associação, a proposta o autoriza, na qualidade de membro mantenedor da Associação dos Amigos do Caminho da Fé, a efetuar o pagamento de uma contribuição regular mensal cujo valor atual é de R$ 477,46 a partir da data de adesão, valor em conformidade com o determinado no Regimento Interno da Associação.

A matéria também prevê que o pagamento das contribuições será efetuado através de conta bancária em favor e indicada pela Associação dos Amigos do Caminho da Fé, sendo que a mesma deverá prestar contas dos recursos recebidos.

******

Tramitação

- Para acessar a íntegra do Projeto de Lei e detalhes da tramitação, entre outros, clique aqui.