Vereadora Ivone Magri Ruiz concede Diploma "Construtor do Bem" à Cleusa Ramos Zerbini

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo CMNH

Publicado em: 23 de março de 2020

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade dos presentes, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (16), o Projeto de Decreto Legislativo nº 420/20, da vereadora Ivone Magri Ruiz, que concede Diploma "Construtor do Bem" à Cleusa Ramos Zerbini.

A vereadora contou parte da história de vida de sua homenageada, natural de Espírito Santo do Pinhal/SP, casada com o Deputado Estadual Marcos Antonio Zerbini, mãe de Adriana e Amanda, e avó de Anna Beatriz e Davi. "Cursou o então ensino primário, e tem expressiva atuação nas áreas religiosa e comunitária", observou.

Ivone salientou que, em 1980, Cleusa foi pioneira em uma proposta de movimento popular voltado à moradia, em que as pessoas se organizam e compram coletivamente grandes áreas de terra para implantação de loteamentos de interesse social. "Com essa nova proposta surgiu a Associação de Luta por Moradia, da qual Cleusa foi sua principal idealizadora. Graças às ações realizadas por Cleusa e seu marido, através da Associação, cerca de 25 mil famílias distribuídas em 31 loteamentos, já adquiriram seu terreno, realizando o sonho da casa própria", afirmou.

A vereadora destacou que, em 2004, mais uma vez, como forma de solucionar os problemas da população, Cleusa estendeu os trabalhos também para a área de educação. "Associação Educar para a Vida, da qual Cleusa também é presidente, procura as faculdades/universidades e solicita as vagas remanescentes. Atualmente, o movimento direcionado ao ensino universitário conta com cerca de 100 mil associados, e aproximadamente 80 mil associados já ingressaram na faculdade, sendo que esse número já representou 20% do corpo discente nas faculdades do Estado de São Paulo", ressaltou.

Ivone lembrou que, em 2007, Cleusa e seu marido Deputado Marcos Zerbini conhecerem a cidade de Novo Horizonte, e trouxeram o Movimento de Moradia para a cidade, beneficiando 1400 famílias que se organizaram e adquiriram dois loteamentos de interesse social com um baixíssimo custo: Alto do Taquaral e Cana do Reino. A vereadora citou outros 16 Municípios que procuraram o casal para levar o trabalho das moradias, beneficiando mais de 8 mil famílias.

Por fim, Ivone relacionou diversos eventos, palestras, prêmios, medalhas e homenagens em que Cleusa participou e recebeu, não só no Brasil, mas em diversos países; além de livros que citam e descrevem a história de sua vida, como: "Da Dignidade à oportunidade".

 

**********

Tramitação

- Para acessar a íntegra do Projeto de Decreto Legislativo e detalhes da tramitação, votação, entre outros, clique aqui.



Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!