Vereador Nelsinho Luiz concede "Diploma Beija-Flor" a Klaus Saldanha Hellwig

Publicado em: 12 de maio de 2020

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade dos presentes, na sessão extraordinária realizada na segunda-feira (11), o Projeto de Decreto Legislativo nº 424/20, do vereador Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), que concede "Diploma Beija-Flor" a Klaus Saldanha Hellwig, nos termos do Decreto Legislativo nº 373/17, por suas ações em defesa do meio ambiente.

O vereador contou parte da história de vida de seu homenageado, natural de Novo Horizonte/SP; filho de Heinz Otto Hellwig e Tania Mari Saldanha Hellwig; esposo de Janayna Miguel da Silva; e pai de Túlio Hellwig.

Segundo o edil, seu homenageado possui formação em Técnico em Agropecuária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Jaboticabal (Unesp); formou-se em Medicina Veterinária pela Universidade de Uberaba/MG; é mestre em Medicina Veterinária Preventiva também pela Unesp - Campus de Jaboticabal.

Nelsinho destacou as atuações profissionais de Klaus, que foi Médico Veterinário na empresa JBS/Friboi, na cidade de Barretos/SP (2005/2008); iniciou as atividades na Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, no Escritório de Defesa Agropecuária de Lins/SP (2008); é Gerente do Programa Estadual de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal do Estado de São Paulo (PECEBT), Campinas/SP (desde 2012); exerce o cargo de Chefe de Seção Técnica da Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) de Novo Horizonte (desde 2014); é Diretor Técnico Substituto do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) da Regional de Catanduva (desde 2017).

O vereador ressaltou, ainda, que seu homenageado é membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Novo Horizonte; membro da Câmara Setorial da Bovinocultura de Corte da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; e, desde 2010, membro do Grupo Especial para Atendimento das Suspeitas de Enfermidades Exóticas e Emergenciais, da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo; além de pertencer à Ordem Maçônica do Estado de São Paulo.

"Dr. Klaus desempenha as funções de sua competência com dedicação e muito profissionalismo, e, neste momento, quero também enfatizar suas ações em favor dos animais abandonados, principalmente os equinos, no perímetro urbano. Essas atividades são realizadas, gratuitamente, quando requeridas pela Base Operacional da Polícia Ambiental de Novo Horizonte, ou quando solicitadas por munícipes, tais como os protetores de animais", observou.

Conforme Nelsinho, tais ações consistem em prestar os primeiros socorros aos animais de grande porte maltratados, feridos, ou que estão debilitados por alguma doença. "Com recursos próprios, o homenageado presta assistência necessária aos animais, os quais, depois de reabilitados são disponibilizados para adoção. Verifica também se os animais apreendidos pela citada base estão sadios ou não, emite laudos, constando se os animais são silvestres ou não, e se os mesmos estão em condição de soltura no seu habitat, entre outros serviços voluntários prestados por Klaus", afirmou.

Por fim, o edil destacou que Dr. Klaus Saldanha Hellwig é uma pessoa que trabalha pelo Município, o qual a sociedade novo-horizontina reconhece e admira, sendo merecedor de receber essa honraria.

**********

Tramitação

- Para acessar a íntegra do Projeto de Decreto Legislativo e detalhes da tramitação, votação, entre outros, clique aqui.