Vereador Nelsinho Luiz concede Diploma "Cidadão Consciência Ecológica" a Romualdo Balero Galiego e Joaquina Balero Rodrigues

Publicado em: 12 de maio de 2020

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade dos presentes, na sessão extraordinária realizada na segunda-feira (11), o Projeto de Decreto Legislativo nº 425/20, do vereador Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), que concede Diploma "Cidadão Consciência Ecológica" a Romualdo Balero Galiego e sua irmã Joaquina Balero Rodrigues, nos termos do Decreto Legislativo nº 373/17, por manterem reserva natural maior do que a estabelecida em Lei, em sua propriedade rural, Fazenda Três Pontes, no Município.

O vereador contou parte da história de vida de seus homenageados, ambos nascidos em Novo Horizonte; moraram no Sítio Pau d’Alho, localizado no bairro Pau d’Alho, com os pais André Balero Galiego e Francisca Rodrigues; e os irmãos de André, Joaquim, Dolores e Francisca. "Romualdo e Joaquina estudaram até a 4ª série, na escola que havia no bairro, ele dedicava-se à lida no sítio, e ela aos afazeres da casa", observou.

O edil destacou que Romualdo casou-se com Gelina Cespedes Balero e deste matrimônio nasceram as filhas Isabel Francisca Balero e Maria Roseli Balero Cespedes. "Os homenageados perderam o pai muito cedo, e com isso Romualdo permaneceu no Sítio Pau d’Alho até 1972, quando se mudou para a cidade. Joaquina, seus outros irmãos e sua mãe vieram antes para a cidade, mas mantiveram as atividades na Fazenda Santo André, indo à propriedade todos os dias para tirarem leite e cuidarem da criação de gado", afirmou.

Atualmente, segundo Nelsinho, os homenageados, além de atuarem na área da agropecuária, gerando muitos empregos diretos e indiretos e renda ao Município, ajudam em leilões beneficentes em prol da Igreja Católica. "Há que se destacar, ainda, a inestimável contribuição e relevância da Fazenda Três Pontes para os recursos hídricos de Novo Horizonte. Na propriedade existe uma nascente, que dá origem ao Córrego do Inferninho, responsável pelo abastecimento de água mais importante da cidade", salientou.

Diante dos motivos expostos, o vereador ressaltou que tem a convicção de que os cidadãos Romualdo e Joaquina merecem o reconhecimento do Poder Público, pois de forma notável sempre lutaram para o progresso e engrandecimento desta urbe.

Tramitação

- Para acessar a íntegra do Projeto de Decreto Legislativo e detalhes da tramitação, votação, entre outros, clique aqui.