Vereador Nelsinho Luiz solicita ao Prefeito Municipal implantação de Centro de Controle de Zoonoses no Município

Publicado em: 30 de julho de 2020

O vereador Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz) apresentou, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (20/7), o Requerimento nº 218/20, ao Prefeito Municipal Toshio Toyota, solicitando que informe sobre a possibilidade de implantação de um Centro de Controle de Zoonoses no Município.

O edil explicou que o referido Centro é o órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais, através do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas entre outros), desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária e epidemiológica.

"É um equipamento público de grande importância atuando na prevenção da transmissão e proliferação de doenças, contribuindo inclusive com a redução do número de acidentes automobilísticos em vias públicas urbanas e nas estradas decorrentes da presença de animais soltos", ressaltou.

O vereador destacou que o Centro de Zoonoses busca ativar mecanismos de programação e controle dos vários setores aos quais se propõe, utilizando-se de recursos humanos e instalações condizentes, almejando alcançar um padrão sanitário ideal.

"Do ponto de vista epidemiológico, para que isto aconteça, é necessário conscientizar, educar, esclarecer e principalmente agir, concretizando assim as ações propostas. Do ponto de vista humanitário, cria um elo de solidariedade e respeito para com os animais, dando-lhes tratamento mais digno e condizente, servindo ainda como órgão de auxílio no controle e extermínio de doenças de caráter epidêmico, pois cria um elo de participação e preservação da vida", finalizou.

*******

- Para acessar a íntegra e a tramitação do Requerimento, clique aqui.