Câmara aprova em primeira votação proposta que institui a Semana de Conscientização da Síndrome de Down no calendário oficial do Município

Publicado em: 04 de agosto de 2020

O Plenário do Legislativo aprovou, em primeira votação, por unanimidade dos presentes, na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (3), o Projeto de Lei nº 5.882/20, do vereador Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), que inclui a Semana de Conscientização da Síndrome de Down no calendário oficial do Município de Novo Horizonte, a ser comemorada anualmente no mês de março, conforme programação definida pela Prefeitura Municipal.

O edil explicou que a referida síndrome recebe o nome em homenagem a Jhon Langdon Down, médico britânico que a descreveu em 1862, caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal.

"O dia 21 de março é celebrado como o Dia Internacional da Síndrome de Down, a data foi escolhida pela Associação Internacional Down Symdrome International, em alusão aos três cromossomos no par de número 21 (21/03) alteração cromossômica que caracteriza esta síndrome", observou.

Nelsinho ressaltou que a síndrome não é um defeito, nem mesmo uma doença, é uma ocorrência genética natural e, no Brasil, aproximadamente a cada 800 crianças nascidas, uma tem Síndrome de Down.

"Por motivos ainda desconhecidos, durante a fecundação do óvulo o embrião é formado com 47 cromossomos, no lugar de 46 que se formam normalmente. Para estas pessoas o apoio da família e o acesso à educação, saúde, esporte, lazer, trabalho, entre outras atividades, são fundamentais para um melhor desenvolvimento e inclusão social", salientou.

Por fim, o vereador destacou que gostaria de chamar à atenção para a data propositiva, e sugeriu que seja marcada por atividades e promoções que valorizem as pessoas portadoras da Síndrome de Down.

Tramitação

- Para acessar a íntegra do Projeto de Lei e detalhes da tramitação, entre outros, clique aqui.