Legislativo aprova proposta da Lei Orçamentária Anual do Município para 2021
Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo CMNH
Publicado em: 04 de novembro de 2020
O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade dos presentes, na sessão ordinária realizada na última terça-feira (3), o Projeto de Lei nº 5.953/20, do Executivo Municipal, que estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Novo Horizonte para o exercício de 2021, ou seja, a proposta da Lei Orçamentária Anual – LOA.
O prefeito Toshio Toyota salientou que a LOA tem como especificidade a condição de estimar a Receita e fixar a Despesa, compreendendo a Administração Municipal, alocando as verbas orçamentárias necessárias para dar cumprimento às políticas públicas, a partir de diretrizes estabelecidas no orçamento do Município, identificando os valores referentes a cada item de despesa do Governo Municipal. "Em síntese a Lei Orçamentária Anual visa à concretização dos objetivos e metas propostas no Plano Plurianual, em conformidade com as orientações estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias", afirmou.
Toyota ressaltou que para composição da estimativa da Receita, para o Exercício de 2021, foram aplicadas a título de incremento, devido à falta de informações por parte dos Órgãos Governamentais, à fragilidade da economia por conta da pandemia da Covid-19, além de outras incertezas a respeito. "Razão pela qual que optamos pela correção dos valores arrecadados até o mês de junho/2020, utilizando uma média das receitas correntes liquidas arrecadadas nos anos de 2017, 2018 e 2019, chegando a um valor global de R$ 123.650.000,00", observou.
Conforme a proposta, a Receita total estimada no orçamento do Município será realizada mediante arrecadação dos tributos, rendas e outras fontes de receitas, podendo ser classificadas em receitas "correntes", com o seguinte desdobramento:
1.0.0.0 - RECEITAS CORRENTES |
R$ |
138.300.000,00 |
1.1.0.0 – Receita Tributária |
R$ |
20.900.000,00 |
1.3.0.0 – Receita Patrimonial |
R$ |
1.040.000,00 |
1.6.0.0 – Receita de Serviços |
R$ |
520.000,00 |
1.7.0.0 – Transferências Correntes (-) Dedução para formação do FUNDEB |
R$ R$ |
114.870.000,00 14.650.000,00 |
1.9.0.0 – Outras Receitas Correntes |
R$ |
970.000,00 |
TOTAL GERAL DA RECEITA LÍQUIDA |
R$ |
123.650.000,00 |
(Fonte: Tabela retirada do PL nº 5.953/20)
Quanto à Despesa fixada, o prefeito explicou que a LOA demonstra uma distribuição da Receita em Despesa proporcional e adequada à realidade, garantindo os percentuais com exigências constitucionais, destinando R$ 41 milhões para a Educação e R$ 32 milhões para a Saúde; R$ 6.217.000,00 para investimentos distribuídos em R$ 4.055.000,00 para obras e instalações e de R$ 2.162.000,00 para aquisição de equipamentos e material permanente; além de R$ 240 mil a título de Reserva de Contingência.
De acordo com o Projeto, a Despesa por poder e órgãos orçamentários terá o seguinte desdobramento:
01 - PODER LEGISLATIVO |
R$ |
3.570.000,00 |
01 – Câmara Municipal |
R$ |
3.570.000,00 |
02 - PODER EXECUTIVO |
R$ |
120.080.000,00 |
01 – Gabinete do Prefeito |
R$ |
3.450.000,00 |
02 – Diretoria Municipal de Comunicação Social |
R$ |
130.000,00 |
03 – Departamento de Assuntos Jurídicos |
R$ |
900.000,00 |
04 – Departamento de Serviços Administrativos |
R$ |
1.000.000,00 |
05 – Departamento de Gestão Pública |
R$ |
2.300.000,00 |
06 – Departamento de Finanças, Planejamento e Arrecadação |
R$ |
11.350.000,00 |
07 – Diretoria Municipal de Trânsito |
R$ |
900.000,00 |
08 – Diretoria Municipal de Assistência e Desenv. Social |
R$ |
5.180.000,00 |
09 – Departamento de Obras e Serviços Públicos |
R$ |
4.600.000,00 |
10 – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE |
R$ |
32.000.000,00 |
11 – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO |
R$ |
41.000.000,00 |
12 – Diretoria Municipal de Desenvolvimento Econômico |
R$ |
550.000,00 |
13 – Diretoria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo |
R$ |
7.500.000,00 |
14 – Diretoria Municipal de Esporte Lazer |
R$ |
2.000.000,00 |
15 – Diretoria Municipal Desenv. Agrop. Abastec. Piscicultura |
R$ |
2.000.000,00 |
16 – Diretoria Municipal de Turismo |
R$ |
500.000,00 |
17 – Diretoria Municipal de Projetos, Postura e Ilum. Pública |
R$ |
3.700.000,00 |
18 – Diretoria Municipal de Tecnologia da Informação |
R$ |
415.000,00 |
19 – Diretoria Municipal de Cultura |
R$ |
285.000,00 |
20 – Controladoria Interna Municipal |
R$ |
320.000,00 |
TOTAL GERAL DA DESPESA |
R$ |
123.650.000,00 |
(Fonte: Tabela retirada do PL nº 5.953/20)
*******
Tramitação
- Para acessar a íntegra do Projeto de Lei e detalhes da tramitação como pareceres da Procuradoria Jurídica e das Comissões, votação, entre outros, clique aqui.
Cadastre-se e receba notícias em seu email