Legislativo aprova proposta da Lei Orçamentária Anual do Município para 2021

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo CMNH

Publicado em: 04 de novembro de 2020

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade dos presentes, na sessão ordinária realizada na última terça-feira (3), o Projeto de Lei nº 5.953/20, do Executivo Municipal, que estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Novo Horizonte para o exercício de 2021, ou seja, a proposta da Lei Orçamentária Anual – LOA.

O prefeito Toshio Toyota salientou que a LOA tem como especificidade a condição de estimar a Receita e fixar a Despesa, compreendendo a Administração Municipal, alocando as verbas orçamentárias necessárias para dar cumprimento às políticas públicas, a partir de diretrizes estabelecidas no orçamento do Município, identificando os valores referentes a cada item de despesa do Governo Municipal. "Em síntese a Lei Orçamentária Anual visa à concretização dos objetivos e metas propostas no Plano Plurianual, em conformidade com as orientações estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias", afirmou.

Toyota ressaltou que para composição da estimativa da Receita, para o Exercício de 2021, foram aplicadas a título de incremento, devido à falta de informações por parte dos Órgãos Governamentais, à fragilidade da economia por conta da pandemia da Covid-19, além de outras incertezas a respeito. "Razão pela qual que optamos pela correção dos valores arrecadados até o mês de junho/2020, utilizando uma média das receitas correntes liquidas arrecadadas nos anos de 2017, 2018 e 2019, chegando a um valor global de R$ 123.650.000,00", observou.

Conforme a proposta, a Receita total estimada no orçamento do Município será realizada mediante arrecadação dos tributos, rendas e outras fontes de receitas, podendo ser classificadas em receitas "correntes", com o seguinte desdobramento:

1.0.0.0 - RECEITAS CORRENTES

R$

138.300.000,00

1.1.0.0  – Receita Tributária

R$

20.900.000,00

     1.3.0.0 – Receita Patrimonial

R$

1.040.000,00

     1.6.0.0 – Receita de Serviços

R$

520.000,00

     1.7.0.0 – Transferências Correntes

     (-) Dedução para formação do FUNDEB

R$

R$

114.870.000,00

14.650.000,00

     1.9.0.0 – Outras Receitas Correntes

R$

970.000,00

TOTAL GERAL DA RECEITA LÍQUIDA

R$

123.650.000,00

(Fonte: Tabela retirada do PL nº 5.953/20)

Quanto à Despesa fixada, o prefeito explicou que a LOA demonstra uma distribuição da Receita em Despesa proporcional e adequada à realidade, garantindo os percentuais com exigências constitucionais, destinando R$ 41 milhões para a Educação e R$ 32 milhões para a Saúde; R$ 6.217.000,00 para investimentos distribuídos em R$ 4.055.000,00 para obras e instalações e de R$ 2.162.000,00 para aquisição de equipamentos e material permanente; além de R$ 240 mil a título de Reserva de Contingência.

De acordo com o Projeto, a Despesa por poder e órgãos orçamentários terá o seguinte desdobramento:

01 - PODER LEGISLATIVO

R$

3.570.000,00

     01 – Câmara  Municipal

R$

3.570.000,00

02 - PODER EXECUTIVO

R$

120.080.000,00

    01 – Gabinete  do  Prefeito

R$

3.450.000,00

    02 – Diretoria  Municipal  de  Comunicação  Social

R$

130.000,00

    03 – Departamento  de  Assuntos  Jurídicos

R$

900.000,00

    04 – Departamento  de  Serviços Administrativos

R$

1.000.000,00

    05 – Departamento  de  Gestão  Pública

R$

2.300.000,00

    06 – Departamento  de  Finanças, Planejamento e Arrecadação

R$

11.350.000,00

    07 – Diretoria  Municipal  de  Trânsito

R$

900.000,00

    08 – Diretoria Municipal de Assistência e  Desenv. Social

R$

5.180.000,00

    09 – Departamento  de  Obras  e  Serviços  Públicos

R$

4.600.000,00

    10 – SECRETARIA  MUNICIPAL  DE  SAÚDE

R$

32.000.000,00

    11 – SECRETARIA  MUNICIPAL  DE  EDUCAÇÃO

R$

41.000.000,00

    12 – Diretoria  Municipal  de  Desenvolvimento  Econômico

R$

550.000,00

    13 – Diretoria  Municipal  de Meio Ambiente e Urbanismo

R$

7.500.000,00

    14 – Diretoria  Municipal  de Esporte Lazer

R$

2.000.000,00

    15 – Diretoria Municipal Desenv. Agrop. Abastec. Piscicultura

R$

2.000.000,00

    16 – Diretoria  Municipal  de Turismo

R$

500.000,00

    17 – Diretoria Municipal de Projetos, Postura e Ilum. Pública

R$

3.700.000,00

    18 – Diretoria  Municipal  de  Tecnologia  da  Informação

R$

415.000,00

    19 – Diretoria  Municipal  de  Cultura

R$

285.000,00

    20 – Controladoria  Interna  Municipal

R$

320.000,00

TOTAL GERAL DA DESPESA

R$

123.650.000,00

(Fonte: Tabela retirada do PL nº 5.953/20)

 

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Tramitação

- Para acessar a íntegra do Projeto de Lei e detalhes da tramitação como pareceres da Procuradoria Jurídica e das Comissões, votação, entre outros, clique aqui.



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