Câmara aprova denominação de via pública do Residencial Viva Mais Novo Horizonte II como "Natanael de Freitas"

Publicado em: 22 de dezembro de 2020

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade dos presentes, na sessão extraordinária realizada na segunda-feira (21), o Projeto de Lei nº 6.043/20, do vereador Amilcar Raphe, que denomina a rua 11, constante do Residencial Viva Mais Novo Horizonte II, como "Natanael de Freitas".

O edil contou parte da história de vida de seu homenageado, natural de Novo Horizonte; filho de Marino de Freitas e Loide Vieira Villar de Freitas. "Desde muito novo trabalhou como auxiliar de seu pai em uma sapataria situada na Rua XV de novembro até o ano de 1978. No ano de 1979, sua família optou por iniciar um novo negócio, visando enfrentar as dificuldades da época. Inauguraram então um bar, que se situava na Avenida David José Aschkar, nomeado de Bar do TEKO - apelido pelo qual Natanael era conhecido, que ganhou sua clientela por sua diversa quantidade de produtos oferecidos aos consumidores das proximidades. Em paralelo, estudou e concluiu sua graduação em magistério na Escola Municipal Francisco Álvares Florence", salientou.

Segundo o vereador, com o passar do tempo e visando crescimento profissional, após a realização de cursos profissionalizantes, seu homenageado iniciou carreira na área de manutenção elétrica e teve seu primeiro emprego formal no ano de 1985 na Usina São José da Estiva S/A, onde permaneceu até o ano de 1989.

"Com o aumento de seu conhecimento na área elétrica somado à sua grande vontade de administrar seu próprio negócio nesta área e contribuir para seu crescimento pessoal e de sua cidade, surgiu então, ainda no ano de 1989, a Motortec Eletrotécnica  oferecendo assistência técnica em equipamentos elétrico às pequenas e grandes empresas e ao consumidor em geral de Novo Horizonte e toda a região, gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento do município, colaborando com projetos sociais, de turismo e esportes", destacou.

Amilcar ressaltou que a empresa e o legado de Natanael permanecem, atualmente, com a administração de sua esposa Rosana Gomes de Freitas e seu filho Wesley Freitas, principais idealizadores desta homenagem. "A empresa presta serviços à Prefeitura Municipal de Novo Horizonte e a diversas instituições importantes como a Santa Casa de Misericórdia, Sabesp, Energisa, entre outras, sempre contribuindo para o bem-estar da população do município", observou.

O edil salientou que seu homenageado também foi músico, tocou no coreto municipal e foi oficializado músico na orquestra da Igreja Congregação Cristã do Brasil, no qual era membro; além de ter como hobby a aviação, e foi certificado piloto desportivo de ultraleve no ano de 1992, consequentemente construtor aeronáutico.

"No ano de 1994, com o apoio da Prefeitura Municipal de Novo Horizonte, organizou o grande evento 'Rallye de Trikes Air Show de Novo Horizonte' que reuniu o público novo-horizontino para contemplar uma competição aérea entre aeronaves do tipo ultraleve, e que reuniu em nossa cidade aproximadamente 100 aeronaves de diferentes tipos e modelos de vários estados do Brasil", destacou.

Amilcar afirmou que Natanael foi uma pessoa de caráter ímpar e honestidade inquestionável, que amava a vida e fazer o bem. "Aos 49 anos de idade partiu para a eternidade, fazendo o que mais gostava: Voando! Natanael de Freitas deixou saudades a quem o conheceu e com ele conviveu. É com muito orgulho que este Vereador tendo pleno reconhecimento da figura humana de Natanael de Freitas, deixa registrada esta merecida homenagem a um cidadão que de fato prestou relevantes serviços que ficaram eternizados entre seus familiares e aquelas pessoas que tiveram a honra de estar ao seu lado", finalizou.

Tramitação

- Para acessar a íntegra do Projeto de Lei e detalhes da tramitação, entre outros, clique aqui.