Câmara aprova denominação do Laboratório de Ciências da EMEB "Professora Hebe de Almeida Leite Cardoso" como "Professor Vlademir José Toneto"

Publicado em: 23 de dezembro de 2020

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade dos presentes, na sessão extraordinária realizada na segunda-feira (21), o Projeto de Lei nº 6.007/20, do vereador Amilcar Raphe, que denomina "Professor Vlademir José Toneto", o Laboratório de Ciências da Escola Municipal de Ensino Básico "Professora Hebe de Almeida Leite Cardoso".

O edil contou parte da história de vida de seu homenageado; natural de Novo Horizonte; filho de Bonfilio Aparecido Toneto e Linda Stabile Toneto, sendo o mais novo de nove filhos do casal; esposo de Rosemeire Bruno de Andrade Toneto; e pai de Polyana de Andrade Toneto.

Segundo Amilcar, Vlademir estudou Ensino Fundamental e Ensino Médio (Profissionalizante) na Escola Mário Florence; cursou a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva na Disciplina de Ciências; fez complementação em Química e Física na Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras na cidade de Lins; e cursou Pedadogia na Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo (UCESP).

O vereador destacou que seu homenageado, em 1992, começou a carreira de professor na Escola Manoel Roque no Vale Formoso; e nos anos seguintes, ministrou aulas de Ciências e Matemática nas escolas públicas e particulares de Novo Horizonte e de Borborema.

"Em 2001, trabalhou como Professor Coordenador na Escola Shirley Camargo Von Zuben em Novo Horizonte até o ano de 2005. Em 2006, efetivou-se na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo como Professor de Química, cargo no qual permaneceu por um ano na cidade de Campos de Jordão", observou.

Em 2007, conforme o edil, com a Municipalização, Vlademir iniciou seus trabalhos como Assessor Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de Novo Horizonte na Escola Francisco Alvares Florence, parceria Estado e Município, quando se confirmava ainda mais seu destaque em relação ao compromisso na área educacional.

"Em 2013, foi nomeado Assessor Técnico Pedagógico na Escola Profª Hebe de Almeida Leite Cardoso, com parceria na Gestão Escolar quando resultara um grande avanço nos índices do IDEB contribuindo com uma Educação de qualidade e com equidade na cidade de Novo Horizonte, cargo que exerceu até o ano de 2018", salientou.

Em 2014, de acordo com Amilcar, seu homenageado se efetivou na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo como Professor de Física (2º Cargo) na Escola Prof° Pedro Teixeira de Queiroz, em Novo Horizonte, trabalhando em dupla jornada, ministrando aulas no Estado e assessorando na gestão da Escola Profª Hebe de Almeida Leite Cardoso; e em 2019, voltou a ministrar aulas na Escola Prof° Pedro Teixeira de Queiroz (Professor de Física) e Escola Mário Florence (Professor de Química) em Novo Horizonte.

"Dedicou 28 anos de sua vida ao magistério, prestando sua máxima colaboração e, com o apelido carinhoso de Vlad, estava sempre pronto para atender os que dele precisassem. Apaixonado pela família, esposo, pai amoroso, professor, filho, irmão, tio, amigo, sempre atuante e participativo nos projetos desenvolvidos na cidade de Novo Horizonte. Acreditava que somente a Educação era capaz de transformar a Sociedade. Faleceu no dia 13 de junho de 2020, em Novo Horizonte, com 54 anos de idade, com a causa de Infarto Agudo do Miocárdio. Seu legado ficará eternamente no coração de todos!", finalizou.

Tramitação

- Para acessar a íntegra do Projeto de Lei e detalhes da tramitação, entre outros, clique aqui.