Câmara aprova denominação de via pública do Residencial Viva Mais Novo Horizonte II como "Walner Spadão"

Publicado em: 23 de dezembro de 2020

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade dos presentes, na sessão extraordinária realizada na segunda-feira (21), o Projeto de Lei nº 6.050/20, do vereador Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), que denomina a rua 2, constante do Residencial Viva Mais Novo Horizonte II, como "Walner Spadão".

O edil contou parte da história de vida de seu homenageado, natural de Novo Horizonte/SP; filho mais velho do mecânico Antônio Spadão Júnior e Benilde Delboni Spadão; de origem italiana, católico praticante e um homem sempre muito autoritário nas palavras, mas dono de um coração muito generoso.

"Desde muito jovem, já era um empreendedor nato, comprava e vendia de tudo: caco de vidro, sucata, osso, porcos e outros produtos que pudessem gerar uma oportunidade. Na boleia de um caminhão, viajou por todos os cantos do Brasil, levando e trazendo cargas das mais variadas. E, assim, era o novo-horizontino sempre visionário, que com uma máquina de beneficiar arroz, fazia o produto chegar limpo e selecionado aos comerciantes", salientou.

Nelsinho destacou que Walner foi um homem de ótimas relações, empatia, esforços e empreendedorismo nato, e fez de uma oficina mecânica herdada pelo pai uma das grandes e pioneiras concessionárias de veículo Ford, gerando vários empregos na cidade; e valorizando o patrimônio inicial que logo se tornou um prédio comercial imponente. "Também foi proprietário de uma distribuidora de bebidas, de um posto de gasolina e, ainda, foi bem-sucedido no setor agropecuário, contribuindo fortemente para o crescimento e desenvolvimento da cidade", observou.

Segundo o vereador, seu homenageado, na virada do ano de 1965/1966, às 00:00h, na igreja matriz da cidade de Aparecida do Norte, casou-se com a carioca e professora Dirce Segreto Spadão, com quem teve três filhos: o engenheiro civil Anselmo Antônio Spadão, o engenheiro agrônomo Ricardo Spadão, e a administradora de empresa Cássia Rita Spadão; e dois netos: André Spadão e Ana Luiza Spadão, fruto do casamento de Anselmo com Lucimara Garcia Spadão.

"Faleceu em 17 de maio de 2012, vítima de choque séptico por complicações de uma úlcera abdominal. Foi enterrado no cemitério de Novo Horizonte, deixando um legado importante na formação social, espiritual, profissional familiar e pessoal dos seus filhos, que até hoje honram a ilustre trajetória do pai Walner Spadão. Sempre lembrado como um homem de poucos estudos, mas muito trabalhador, marido e pai exemplar", finalizou.

Tramitação

- Para acessar a íntegra do Projeto de Lei e detalhes da tramitação, entre outros, clique aqui.