Março Lilás e Azul: mês de conscientização sobre os cânceres de colo do útero e colorretal
Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo CMNH
Publicado em: 03 de março de 2023
O mês Março Lilás e Azul visa reforçar ações para conscientização da população sobre a prevenção do câncer do colo do útero e do câncer colorretal, além de alertar para os principais sintomas que devem direcionar as pessoas a procurarem ajuda médica.
Câncer do colo do útero
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV, alterações descobertas no exame preventivo - conhecido também como Papanicolau.
O câncer de colo de útero possui um desenvolvimento lento, segundo informações do INCA, sem causar sintomas em estágio inicial; no entanto, em casos mais avançados o tumor pode causar sangramento vaginal anormal, secreção vaginal incomum com a presença de sangue, problemas ao urinar ou evacuar, sangue na urina, entre outros.
Neste sentido, é importante a realização periódica do Papanicolau e consultar um ginecologista no caso de algum sintoma, para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.
Câncer colorretal
O câncer colorretal abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino), segundo o INCA. O Instituto informa que esse tipo de câncer é tratável e, na maioria dos casos, curável ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos.
Conforme o INCA, grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões que podem crescer na parede interna do intestino grosso, por isso é primordial que no caso de sintomas como sangramento, presença de sangue nas fezes, dor ou inchaço abdominal, que se procure atendimento médico.
Cadastre-se e receba notícias em seu email