Vereador Vasquinho solicita ao Departamento Regional de Saúde mais vagas para hemodiálise aos pacientes renais adultos e crianças em ambulatórios

Publicado em: 10 de maio de 2023

O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão ordinária de 2 de maio, o Requerimento nº 296/23, do Vereador Vasquinho (MDB), ao Departamento Regional de Saúde – São José do Rio Preto (DRS XV), solicitando mais vagas, em caráter de urgência, para realização de hemodiálise aos pacientes renais adultos e crianças, em ambulatórios.

O edil explicou que apesar da Prefeitura de Novo Horizonte oferecer o transporte aos pacientes renais até a cidade em que é realizado o procedimento, o percurso é desgastante, pois possuem a saúde fragilizada.

"Devido à falta de vagas nem todos os usuários fazem o tratamento de hemodiálise na região de São José do Rio Preto, fazendo com que os pacientes portadores de doença renal crônica tenham que se deslocar até outros grandes centros, três vezes na semana, tendo que passar de três a quatro horas na máquina realizando o tratamento, e por consequência, tendo sua saúde debilitada", observou.

A título de exemplo, Vasquinho citou o caso de uma criança de seis anos, moradora de Novo Horizonte, que em razão da ausência de vagas ambulatoriais na região tem que fazer a hemodiálise em São José dos Campos, a 500 km de sua residência.

"Essa paciente infantil faz o procedimento três vezes na semana e encontra-se internada na UTI desde o dia 1º de abril, de forma ininterrupta, o que gera muitos gastos e transtornos a sua família, uma vez que sua mãe também permanece no local. Se a paciente sair do hospital nos intervalos entre os procedimentos, ela perderá a vaga naquela distante cidade, pois lá não há vaga ambulatorial", destacou.

*Foto: Canva.