Vereadora Paula Reami solicita à Secretaria Municipal de Saúde médico neurologista e fonoaudióloga para atender na Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 07 de junho de 2023

O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão ordinária de 5 de junho, os Requerimentos nº 379 e 391, da Vereadora Paula Reami (PL), à Secretária Municipal de Saúde Amarilis Biasi, solicitando a possibilidade de contratação de um médico neurologista e a disponibilização de fonoaudióloga para atender na Rede Municipal de Ensino.

Com relação ao médico, Paula explicou que a contratação desse profissional é de suma importância, uma vez que a neurologia abrange questões relacionadas ao desempenho escolar, comportamento, desenvolvimento neuropsicomotor, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro autista (TEA), entre outros.

"Muitas crianças na Rede Municipal necessitam do atendimento dessa especialidade, uma vez que esse profissional irá atuar no diagnóstico, tratamento e prevenção de uma série de problemas que possam comprometer o bom desenvolvimento físico, intelectual e emocional das crianças. Há alguns anos esse profissional prestava atendimento aos alunos, porém atualmente esse atendimento não é mais prestado", destacou.

Relativo à fonoaudióloga, a Vereadora salientou que a função dessa profissional consiste em vários aspectos, que abrangem todos os caminhos que lidam com a fala, a audição e a escrita.

"Considerando que no passado a Rede Municipal contava com fonoaudiólogos e diante do significativo número de alunos que necessitam de atendimento, é de fundamental importância a atuação dos fonoaudiólogos na Rede Municipal de Ensino", finalizou.