Vereador Vasquinho solicita ao Prefeito Fabiano Belentani elaboração de Projeto de Lei que institui o programa Banco de Alimentos no Município

Publicado em: 11 de agosto de 2023

O Vereador Vasquinho (MDB) apresentou, na sessão ordinária de 7 de agosto, o Requerimento nº 579/23, ao Prefeito Fabiano Belentani, solicitando a elaboração de Projeto de Lei que institui o programa Banco de Alimentos no Município.

O edil destacou que a desnutrição e o desperdício de alimentos estão entre os maiores problemas que o Brasil enfrenta, constituindo-se em um dos maiores paradoxos do país. "O enfrentamento do problema da desnutrição implica, em primeiro lugar, no reconhecimento multidimensional e intersetorial que requer intensa articulação entre as políticas econômicas e sociais", observou.

Vasquinho explicou que o Banco de Alimentos se caracteriza como uma forma solidária, organizada e responsável de, por um lado, aproveitar os desperdícios, em boas condições para consumo, oriundos de toda a cadeia produtiva e, por outro, auxiliar na complementação de refeições de uma grande parcela da população que vive em situação de insegurança alimentar.

O Vereador salientou que o desperdício de alimentos ocorre quando a produção excedente não encontra absorção do mercado; portanto, os produtos acabam estragando devido a problemas no armazenamento, dificuldades de transporte, assim como nas sobras de supermercados.

"A estimativa é que 23,5% da população brasileira tenha vivenciado insegurança alimentar moderada ou severa entre 2018 e 2020, um crescimento de 5,2% em comparação com o último período analisado, entre 2014 e 2016", destacou.

*Foto: Canva (imagem ilustrativa).