Vereador Kall Rigamonti solicita à Secretária Municipal de Saúde implantação de um Centro de Controle de Zoonoses junto ao Centro de Castração de Animais

Publicado em: 25 de agosto de 2023

O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão ordinária de 21 de agosto, o Requerimento nº 612/23, do Vereador Kall Rigamonti (Republicanos), à Secretária Municipal de Saúde, Amarilis Biasi, solicitando a implantação de um Centro de Controle de Zoonoses junto ao Centro de Castração de Animais.

O edil explicou que Centro de Controle de Zoonoses é o órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais, por meio do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas, entre outros), desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária e epidemiológica.

"É um equipamento público de grande importância atuando na prevenção da transmissão e proliferação de doenças, contribuindo inclusive com a redução do número de acidentes automobilísticos em vias públicas urbanas e nas estradas decorrentes da presença de animais soltos", salientou.

Kall destacou que, do ponto de vista humanitário, cria um elo de solidariedade e respeito para com os animais, dando-lhes tratamento mais digno e condizente, servindo ainda como órgão de auxílio no controle e extermínio de doenças de caráter epidêmico, pois cria um elo de participação e preservação da vida.

"Considerando que, além de área disponível para tais instalações, contamos com veterinários capacitados, e tendo em vista o aumento da população de cães e gatos errantes e a situação inquietante desses animais, solicito a construção de um Centro de Controle de Zoonoses junto ao Centro de Castração de Animais", finalizou.