Vereador Vasquinho solicita ao Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico recursos para implantação de marina fluvial e de porto no Município

Publicado em: 28 de agosto de 2023

O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão ordinária de 21 de agosto, os Requerimentos nº 610/23 e 632/23, ambos do Vereador Vasquinho (MDB), ao Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, solicitando destinação de recursos para implantação, respectivamente, de uma marina fluvial e de um porto no Município de Novo Horizonte.

O edil explicou que, em 2012, foi apresentado um Estudo de viabilidade técnico econômico de implantação de uma marina no Município, desenvolvido pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza/Fatec Jaú, com a participação da Etec "Prof.ª Marinês Teodoro de Freitas Almeida" de Novo Horizonte. "Na época, o projeto foi classificado como um dos oito projetos em destaque da 6ª FETEPS realizada em São Paulo", salientou.

Vasquinho ressaltou que a criação de uma marina é um sonho antigo e, se concretizado, estimulará o turismo e o desenvolvimento econômico da cidade. "A marina servirá de apoio às embarcações de recreio e irá oferecer um conjunto de serviços especializados e facilidades aos usuários. Essa marina está inserida na categoria de Águas Interiores e na classificação de reservatório de usinas hidrelétricas, onde tem uso múltiplo: destinam-se a geração de energia e apresentam potencial de navegação de recreio, de prática de esportes náuticos, de turismo e de lazer fluvial permitindo integração com projetos de Marinas", observou.

Com relação à criação de um porto, o Vereador destacou que contribuirá significativamente para o progresso e engrandecimento do Município. "Com a implantação de um porto será possível aumentar a capacidade de transporte de cargas, sobretudo escoamento de produtos agrícolas e seus derivados pela Hidrovia Tietê-Paraná, o que contribuirá para o desenvolvimento regional e aumento significativo dos postos de trabalho", pontuou.

*Foto: enviada pelo Vereador Vasquinho.