Outubro Rosa: Dr. Eduardo Chagas destaca a importância do protagonismo da mulher na luta contra o câncer de mama

Publicado em: 20 de outubro de 2023

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Grupo de Mama, e a Escola do Legislativo "Vereador Prof. Gilberto Aparecido Rondon" realizaram a palestra "Câncer de mama: panorama atual", com o médico mastologista Dr. Eduardo Rogério Malaquias Chagas, na quarta-feira (18), às 19h, no Centro Cultural "Gino de Biasi Filho". O evento foi uma importante ação da Campanha do Outubro Rosa no Município.

Dr. Eduardo salientou a importância da mulher ser protagonista na luta contra o câncer de mama; conhecendo seu próprio corpo, especialmente as mamas, para que ao primeiro sinal de alerta procure atendimento médico e tenha muito mais chances de vencer a doença.

O mastologista explicou de uma forma bem simples o que de fato é o câncer de mama; citou os sintomas mais comuns; apresentou dados sobre a mudança do estilo de vida das mulheres no decorrer dos anos; situações que aumentam as chances de ter câncer; exemplificou casos; e falou de ações e atitudes que levam ao diagnóstico precoce e que salvam vidas. A Escola do Legislativo realizou a transmissão ao vivo, assista: https://www.youtube.com/watch?v=5gxDu4rUVdw&t=1924s

A Secretária Municipal de Saúde, Amarílis Biasi, destacou o excepcional trabalho realizado pelo Grupo de Mama no Município, que visa diagnóstico precoce, atendimento pré e pós operatório, tratamento das possíveis complicações, bem como atendimento individual e em grupo.

As munícipes Rosângela Smargiasse e Lucimeire Torsani deram depoimentos emocionantes e encorajadores; dividiram com o público suas dores, angústias e mostraram que é possível vencer o câncer de mama!

O Presidente da Câmara, Vereador Jair Gordo, ressaltou a parceria realizada entre a Secretaria de Saúde e a Escola do Legislativo para a viabilização da palestra e salientou a importância da ação para levar conhecimento e informação de qualidade aos munícipes.

- Veja todas as fotos, clique aqui.